Ouvidoria da Seas promove Oficina sobre Denúncias de Assédio Sexual

28 de agosto de 2024 - 10:14 # # # # #

Ascom Seas - Texto e Fotos

A Ouvidoria da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) realizou, nesta segunda-feira (26), a Oficina “Denúncias de Assédio Sexual: conceituação, recepção, acolhimento e encaminhamentos”. O evento ocorreu durante todo o dia na Escola de Socioeducação Mílton Carlos Lima de Oliveira.

A Oficina teve como objetivo principal promover uma cultura de integridade no serviço público, requisito essencial para o fortalecimento da confiança da sociedade no Estado e em suas instituições. Durante o evento, foram discutidos temas como a conceituação do assédio sexual, os procedimentos adequados para a recepção e acolhimento das denúncias, bem como os encaminhamentos necessários para garantir a proteção e os direitos das vítimas.

De acordo com o facilitador da oficina, Domingos Neto – Ouvidor da Seas, a iniciativa reforça a importância de se construir ambientes de trabalho seguros e respeitosos, onde situações inadequadas não ocorram e, caso surjam denúncias de assédio sexual, estas sejam tratadas com a seriedade e o cuidado necessários, garantindo a proteção das vítimas e a responsabilização dos agressores.

Entre os presentes, além dos colaboradores da Seas, participaram convidados da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, Secretaria da Proteção Social, Secretaria dos Direitos Humanos, Academia Estadual de Segurança Pública, Companhia de Água e Esgoto do Ceará, Corpo de Bombeiros do Ceará, Colégio Militar do Corpo de Bombeiros e da Assembleia Legislativa do Estado.

A participação desses profissionais reflete o compromisso da instituição em fomentar uma cultura organizacional baseada em elevados valores e padrões de conduta, que devem ser constantemente promovidos e incentivados pelos gestores.

Para a colaboradora Glória Marques, lotada na Célula de Gestão de Pessoas da Seas, a Oficina foi elaborada com comprometimento e repassada com atenção e devido cuidado: “Fomos convidados a reconhecer situações que muitas vezes passam desapercebidas em nosso dia a dia, mas que silenciosamente podem estar afetando alguém”, pontuou Glória.