Governo do Ceará realiza eventos sobre segurança digital

6 de setembro de 2024 - 09:42 # # #

Marcos Felipe Martins e Demétrio Andrade – Ascom Etice - Texto e Fotos

A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) realizou e participou, em parceria com a Amazon Web Services (AWS), os eventos Digisecurity e TTX, que ocorreram, respectivamente, pela manhã e tarde desta quinta-feira (5), na Escola de Gestão Pública do Ceará (EGP-CE), e discutiram sobre segurança digital.

Pela manhã, no TTX, o presidente da Etice, Francisco Barbosa, realizou a abertura, onde falou do êxito da retomada do Centro de Competência para Transformação Digital do Ceará (CCTD) e da importância do treinamentos na área de segurança digital: “Os hackers também estão se especializando – o roubo mudou de lugar, muitos criminosos preferem roubar escondidos atrás de uma tela, ao invés de exporem seus rostos nas ruas. É por isso que a Etice se compromete a continuar investindo em capacitar seus profissionais e liderar as discussões sobre temas relacionados à tecnologia, como a segurança digital”.

Em seguida, ocorreu uma oficina que promoveu um exercício de simulação de resposta a incidentes. A oficina foi idealizada pela AWS, e ocorreu sob tutela dos idealizadores Felipe Gonzales, Maria Carolina Cunha, Melissa Ravanini, Rubens Karklin e Wembley Carvalho.

O Digisecurity contou também com diversas outras palestras, como “Observabilidade de segurança na nuvem”, ministrada por Felipe Gonzales, “Segurança de perímetro de nuvem”, por Wembley Carvalho, e “Proteção de dados na nuvem”, por Rubens Karklin.

Consultor da AWS e responsável pela transformação digital da CIA fala sobre segurança cibernética

O auditório do Palácio da Abolição recebeu, na tarde desta quinta (5), a reunião estratégica sobre “Inteligência e Segurança Cibernética: uma experiência internacional”. A palestra foi proferida por Sean Roche, consultor da Amazon AWS de cibersegurança e responsável pela transformação digital da CIA.

O presidente da Etice, Francisco Barbosa realizou uma fala de abertura, dando boas vindas ao palestrante e aos presentes, explicando que a Etice, por meio do Centro de Competência para Transformação Digital do Ceará e seus parceiros, tem a intenção de realizar cada vez mais eventos semelhantes, de forma a reforçar e qualificar as ações de Tecnologia da Informação do Estado. “O Ceará é um dos locais mais conectados do mundo e temos a tarefa, de acordo com a diretriz do governador Elmano de Freitas, de torná-lo cada vez mais digital, dentro de padrões seguros e confiáveis”, explicou.

O evento foi uma iniciativa do CCTD, por meio da Casa Civil, da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), do ÍRIS LabGov, da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e AWS. Presentes, a coordenadora do ÍRIS, Karine Gurgel; o líder regional de Negócios da AWS, Ronaldo Abath; a Delegada Geral Adjunta da Polícia Civil do Ceará, Teresa Cruz; e o comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Klênio Sousa, dentre outras autoridades.

Roche discorreu sobre sua experiência na CIA, pontuou casos vividos por ele e abordou conceitos essenciais de segurança cibernética na nuvem da AWS, incluindo melhores práticas, proteção contra ransomware e controles de detecção de segurança.