Etice participa da Feira Internacional Smart City, na Espanha

8 de novembro de 2024 - 08:50 # # #

Demétrio Andrade - Ascom Etice - Texto e Fotos

O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), acompanhado do secretário-executivo da Secretaria de Planejamento (Seplag), Márcio Moraes, participou de uma Missão Institucional à Espanha entre os dias 1º e 10 de novembro, com destino às cidades de Barcelona, Saragoça e Madri. A comitiva participante foi organizada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TI – ABEP/TIC.

O objetivo da viagem é participar da Smart City, que é a principal feira internacional sobre cidades e soluções urbanas inteligentes, bem como conhecer os escritórios de alguns dos parceiros da Associação naquele país. “Durante o evento, são partilhadas tendências, boas práticas e desafios das cidades inteligentes. Queremos trazer algumas destas soluções para tornar nosso Estado cada vez mais digital, facilitando a vida da população, seguindo a orientação do governador Elmano de Freitas”, explica Barbosa. Durante estes dias, especialistas em inovação, representantes governamentais, estudantes e profissionais trocam ideias e projetos para avançar em direção a um futuro mais eficiente, sustentável e inclusivo.

Madri é a maior cidade da Espanha e tem a segunda área metropolitana mais populosa da União Europeia (UE). Conhecida por sua economia vibrante e alto padrão de vida, Madri gera cerca de 12% do PIB da Espanha e emprega mais de 10% da força de trabalho do país. A cidade é um centro financeiro e comercial no sul da Europa com um setor de serviços próspero que impulsiona a economia local, respondendo por quase 80% de sua produção. Madri mantém uma forte presença industrial, com vantagens em infraestrutura e sua posição como um centro de transporte vital. É um exemplo de como tecnologia, política e investimento se unem para superar problemas cotidianos e de longo prazo. Dentre os assuntos abordados nas visitas, palestras, reuniões e workshops, são debatidos temas como:

Comunidade e governança – mecanismos de participação inclusiva população para decidir sobre investimentos públicos;

Experiências do visitante – como o Departamento de Turismo do Conselho Municipal de Madri tem inovado com IA generativa em parceria com a Microsoft para desenvolver seu próprio assistente virtual – VisitMadridGPT – para criar experiências personalizadas para visitantes.

Dados e conectividade – Transformação digital para melhorar a eficiência municipal e os serviços públicos com investimentos de gigantes da tecnologia.

Energia e meio ambiente – incluindo detalhes sobre o Roteiro de Madri 360 para a Neutralidade Climática, delineando ações para redução de resíduos e melhorando a gestão de resíduos.

Planejamento urbano – como a cidade implementou programas para apoiar a integração de migrantes e melhorar a coesão social, e como projetos como Madri Nuevo Norte e Madri Nuevo Sur visam transformar e expandir áreas urbanas, criando novos espaços residenciais, comerciais, e espaços verdes.

Mobilidade – Apresentação do Plano de Mobilidade Sustentável Madrid 360 e suas propostas para melhorar as opções de pedestres, ciclistas e transporte público.

Desenvolvimento econômico – Estratégia de desenvolvimento econômico da cidade vinculada às suas metas de transformação digital e sustentabilidade: como Madri está se posicionando como líder em inovação digital, com foco em atrair talentos, investimentos e promover um ambiente colaborativo para empresas e startups.