Fazenda celebra servidores e colaboradores na 6ª edição do “Ser Fazendário”
22 de novembro de 2024 - 09:16 #Ceará sem Fome #homenagem #mudança #Ser Fazendário
Vanessa Alves - Ascom Sefaz - Texto
Ascom Sefaz e Ascom Gabinete da Primeira-Dama - Fotos
Ascom Sefaz - Infografia
Evento contou com a presença de autoridades, homenagens e apresentação musical
A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) promoveu, na tarde de terça-feira (19/11), a 6ª edição do “Ser Fazendário”, ocorrida no auditório da sede III do Fisco estadual. O momento visou homenagear o trabalho dos servidores e colaboradores do órgão, com destaque para projetos inovadores inscritos na Medalha e Prêmio do Mérito Funcional, além de abordar a gestão de mudanças.
Participando do evento, a primeira-dama do Ceará e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, citou a “coragem e ousadia do Governo do Estado para assumir que há cearenses em condição de insegurança alimentar grave e para pensar em como aumentar a arrecadação [para viabilizar o programa Ceará Sem Fome]. Que no futuro possam ser discutidas outras questões, mas, no momento, precisamos cuidar do direito humano básico ao alimento”.
Ainda conforme a primeira-dama, a criação do Ceará Sem Fome exigiu agilidade, pois impacta diretamente a vida das pessoas, sendo a iniciativa estruturada no Cartão Ceará Sem Fome e nas Unidades Sociais Produtoras de Refeições (USPR). Lia de Freitas abordou a projeção feita pela Sefaz acerca da disponibilidade de recursos para a implementação do programa, bem como o trabalho fazendário rotineiro de dar retorno à sociedade por meio de políticas públicas possibilitadas a partir da arrecadação e gestão de recursos financeiros.
Também enfatizando a relevância das atividades desenvolvidas pelo órgão, o secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, contou um pouco da própria trajetória como servidor público e ressaltou a importância do “Ser Fazendário” para reforçar o reconhecimento da contribuição social dos servidores e colaboradores da Sefaz mesmo em meio à rotina intensa.
“Pela primeira vez desde que foi criada a nota de avaliação do Tesouro Nacional, de Capag [Capacidade de Pagamento], o Ceará é nota A, e isso é fruto do trabalho fazendário de arrecadar com justiça e fazer uma gestão bem feita dos recursos públicos”, destacou o titular da pasta.
Frutos do trabalho
O secretário executivo do Tesouro Estadual e de Metas Fiscais, Márcio Cardeal, expressou alegria em ver o auditório cheio. “Tenho orgulho de ser fazendário devido ao fato de poder, com meu trabalho, ajudar quem precisa. Estou há 15 anos na Sefaz procurando contribuir com meu melhor. O máximo que posso dar é o que apresentei até hoje”, pontuou o gestor.
Mencionando a atmosfera de esperança que permeia o final de ano, a secretária executiva da Receita estadual, Liana Machado, agradeceu o trabalho de cada fazendário. “Cada vez que vemos frutos do nosso trabalho, temos certeza de que é um trabalho conjunto, de que juntos fazemos mais, fazemos melhor e com cada vez mais essência e humanidade”, ressaltou.
À frente da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna, o secretário Guilherme França citou a longevidade da Sefaz-CE, que, em 2024, celebrou 188 anos de existência. Para o gestor, “a palavra aqui é gratidão. Todos, no dia a dia, colocam um tijolinho nessa obra que construímos, a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, com uma diversidade enorme de atividades que desempenhamos”.
Mudança e sucesso
Durante a palestra “Como Fazer Bem Feito na Gestão de Mudança?”, a empresária e boleira Gis Carneiro narrou a própria trajetória, comentando a modificação de carreira, pois antes de empreender, ela era repórter. Gis também comentou a relação da gestão de mudanças com a Reforma Tributária, afirmando que a transição é o melhor momento para se preparar e evoluir.
“Se eu sei fazer, tem tudo para dar certo. Mas todo recomeço exige coragem, até mais que começar, pois é uma reforma e isso exige muita dedicação. Se eu tenho uma oportunidade de fazer novamente, vou fazer melhor. O que abre as oportunidades é um nome construído com uma base bem feita”, salientou Gis Carneiro. Ela explicou que liderança só é exercida por meio do exemplo, pois esta é influência. Segundo a empresária, isso se acentua no contexto de uma liderança feminina devido à tendência de descredibilização da mulher no mercado de trabalho.
Homenagens
Nove iniciativas conduzidas por servidores e equipes da Sefaz-CE foram inscritas para concorrer à Medalha e Prêmio do Mérito Funcional, que premia, desde 2009, projetos de servidores de todo o Ceará que ganham notabilidade pela efetividade em critérios como inovação, eficiência do recurso público, satisfação da sociedade e responsabilidade social.
Confira, a seguir, a lista dos projetos
A coordenadora de Gestão de Pessoas (Cogep), Isabelle Gomes, e a líder do projeto “VoSefazParte”, Juliana Xavier, apresentaram um vídeo homenageando as unidades participantes das 14 visitas do “RH Itinerante” em 2024, subprojeto do “VoSefazParte”. As servidoras também anunciaram os ganhadores da 2ª etapa do subprojeto “Quatro Estações”.
Confira, a seguir, as equipes ganhadoras da 2ª etapa do subprojeto “Quatro Estações”
Outras autoridades presentes no momento foram a presidente da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (AAFEC), Márcia Ximenes; o diretor de Desenvolvimento Técnico-Profissional/Formação Sindical e Relações Intersindicais da Associação dos Auditores Fiscais da Administração Fazendária do Estado do Ceará (Auditece), Marco Antônio de Brito; a diretora executiva da Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais (Cafaz), Yolita Sá.
Canções nacionais interpretadas pelos músicos Yayá Vilas Boas e Vinícius Vilas Boas embalaram o evento. A 6ª edição do “Ser Fazendário” foi uma realização da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna (Secex-PGI), por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep) e Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep), com apoio da Assessoria de Comunicação (Ascom).