2º Encontro de Gestores de 2024 celebra resultados alcançados pela Sefaz-CE neste ano

3 de dezembro de 2024 - 14:48 # # # # #

Hannah Freitas - Ascom Sefaz - Texto
Bárbara Barbosa - Foto

Momento reuniu lideranças da capital e do interior do estado na sede III do Fisco Estadual; revisão da estratégia para 2025 também foi pauta

“Eu queria agradecer a cada um de vocês por tudo o que têm feito pela Secretaria da Fazenda e pelo Estado do Ceará”. Foi assim que o titular do Fisco Estadual, Fabrízio Gomes, iniciou a fala de boas-vindas, na última sexta-feira (29/11), durante o 2º Encontro de Gestores de 2024. Na ocasião, o secretário destacou a importância do trabalho fazendário para a realização das políticas públicas estaduais, bem como o papel das lideranças fazendárias neste período de implementação do novo sistema tributário brasileiro. “O Estado do Ceará está saindo na frente da reforma tributária”, enfatizou.

Dentro dessa perspectiva de mudança e dos impactos gerados por essa transição, o evento, que esteve na 14ª edição, contou com a participação do professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Fundação Dom Cabral (FDC), Marcelo de Elias, que ministrou a palestra “Transformando Desafios em Oportunidades”. “Tecnologias novas, novas regulamentações e inovações, quando surgem, elas surgem como ondas, e o interessante é que você entre nelas ainda em formação”, explicou o convidado, provocando os participantes a serem servidores atuantes nesse cenário de transformação.

Balanço anual

À frente das secretarias executivas da Receita Estadual, Tesouro Estadual e Metas Fiscais, Planejamento e Gestão Interna, respectivamente, os secretários Liana Machado, Márcio Cardel e Guilherme França apresentaram as principais ações desenvolvidas por cada uma das áreas no ano de 2024.

O discurso dos executivos também reforçou o impacto das atividades desempenhadas, tanto no nível externo, com o aperfeiçoamento dos sistemas, da fiscalização, da relação com os contribuintes e do alto investimento público, quanto no nível interno, com foco na melhoria de infraestruturas e integração entre servidores e colaboradores.

“A intenção da Codip é essa: ajudar vocês a pensar estrategicamente”, complementou a coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip), Cristina Saboia, que, durante o evento, compartilhou o mapa estratégico de 2024, bem como os objetivos e resultados, dando ênfase aos projetos-destaque de cada um dos seis pilares, compostos pelo trabalho das diferentes áreas.

Desafios e engajamento

A reforma tributária foi abordada de forma recorrente durante o encontro, por se tratar de um assunto que impacta diretamente a Fazenda Estadual. Por isso, o líder do Projeto IBS Ceará, Auler Sousa, palestrou sobre “Como a Sefaz-CE está se estruturando para a reforma tributária”. O momento complementou o calendário realizado no último mês de outubro pelo fazendário, durante o qual percorreu, junto com outros servidores, o interior do estado, discutindo com o corpo técnico a motivação, principais mudanças e ações da secretaria durante essa preparação para a transição tributária.

Em seguida, o tema “Liderança e Propósito Público”, desenvolvido pela servidora Germana Belchior, encerrou a programação. Ao dialogar com o grupo, os participantes foram instigados a se perceberem como agentes ativos nesse processo e a engajarem as respectivas equipes diante do novo Fisco. No ano de 2024, a temática foi amplamente trabalhada pela Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep), vinculada à Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep).

Programação

 O 14º Encontro de Gestores também contou com a participação do Coral dos Fazendários, sob a regência da maestrina Aparecida Silvino, e de música ao vivo com o servidor Luiz Fernando. Nesta edição, houve ainda um bate-papo entre os quatro secretários da Sefaz-CE e os gestores participantes.