Semace e Ibama realizam fiscalização e apreendem aves em Fortaleza

17 de março de 2025 - 10:32 # # # #

Ascom Semace - texto

Uma ação de fiscalização de fauna silvestre foi realizada em um empreendimento de falcoaria, em Fortaleza, destinado ao controle de fauna sinantrópica, nome dado a animais silvestres que se adaptaram a viver perto dos humanos. A operação contou com a participação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), na última terça-feira (11).

O objetivo foi verificar a regularidade do plantel de aves silvestres da empresa. Ao término da inspeção, constatou-se que duas das seis aves do plantel não possuíam comprovação de origem legal, resultando na aplicação de multa e na apreensão dos espécimes — dois gaviões da espécie Parabuteo unicinctus, popularmente conhecidos como gavião-asa-de-telha.

Diante da utilização de aves irregulares, foi lavrado um auto de infração por operar atividade que utiliza recursos naturais em desacordo com as normas legais. As aves apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Denuncie

A população pode denunciar irregularidades relacionadas à fauna silvestre e ao meio ambiente de forma anônima e segura no site da Semace, por meio da aba “Denúncia Ambiental”. Basta acessar a página e preencher o formulário disponível, fornecendo o máximo de informações possíveis sobre a ocorrência. A Semace garante a confidencialidade das denúncias.