Sedih lança cartilha digital ‘Trabalhador tem seu valor!’ para combate ao trabalho escravo contemporâneo

30 de abril de 2025 - 16:25 # # # # #

Beatriz Belchior - Ascom Sedih - Texto
Caetano Cavalcante - Imagem

Em alusão ao Dia do Trabalhador, celebrado mundialmente no dia 1º de maio, a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) lança a cartilha digital ‘Trabalhador tem seu valor!’, um guia para identificação e enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo.

A cartilha visa conscientizar a população sobre os diferentes tipos de exploração que caracterizam o trabalho análogo à escravidão. Tais práticas, que violam gravemente os direitos humanos, incluem trabalho forçado, jornada exaustiva, servidão por dívida e condições degradantes.

Embora a escravidão tenha sido oficalmente abolida no Brasil há mais de 130 anos, o crime ainda persiste no país. Por isso, o conteúdo reforça a importância da identificação e denúncia dos casos que atingem, sobretudo, pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

“A luta contra o trabalho escravo é uma prioridade do Governo do Estado. Atuamos para garantir que a dignidade e os direitos fundamentais dos trabalhadores sejam respeitados no Ceará e pelo Brasil afora. Vale a pena conferir a cartilha!”, pontua a secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França.