Missão Internacional fortalece cooperação entre Brasil e Colômbia para proteção dos direitos LGBTI+
13 de maio de 2025 - 17:28 #Brasil e Colômbia #cooperação #Direitos LGBTI+ #missão internacional
A partir de 15 de maio de 2025, uma comitiva brasileira participará de uma Missão Internacional na Colômbia, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos e fortalecer políticas públicas voltadas aos direitos das pessoas LGBTI+. A missão, que ocorrerá em Bogotá e Medellín, é fruto do Memorando de Entendimento firmado em 2024 entre o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil e o Ministério da Igualdade e Equidade da Colômbia, e conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A secretária da Diversidade do Estado do Ceará, Mitchelle Meira, representa o Ceará na comitiva e leva a experiência da Secretaria da Diversidade para o cenário internacional. “Participar dessa missão é uma oportunidade única de conhecer políticas públicas bem-sucedidas e fortalecer nossas ações em defesa dos direitos da população LGBTI+ no Ceará”, destacou Mitchelle.
Programação
Com uma programação que vai de 15 a 20 de maio, a missão incluirá diálogos multilaterais, visitas técnicas a casas de acolhimento LGBTI+, encontros com lideranças governamentais e da sociedade civil e apresentações de políticas públicas exitosas em ambos os países. Os temas prioritários incluem:
Normativas nacionais: identidade de gênero, casamento igualitário e proteção dos direitos de pessoas intersexo.
Políticas públicas de inclusão e proteção, retificação de registro civil, acolhimento e atendimento integral em saúde.
Boas práticas em coleta de dados: metodologias para garantir informações demográficas e sociais da população LGBTI+.
Fortalecimento da sociedade civil: troca de experiências e apoio mútuo entre organizações.
Prevenção da violência: estratégias para combater a LGBTfobia em todas as suas formas.
Comitiva brasileira
Além de Mitchelle Meira, a comitiva brasileira inclui Symmy Larrat, secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTI+ do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC); Alessandro Mariano, chefe de gabinete da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTI+; Lígia Buzolla, pesquisadora do MDHC; e Fabian Algarte, conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTI+.
Para Mitchelle Meira, o intercâmbio internacional é uma oportunidade de fortalecer as políticas locais. “Queremos trazer para o Ceará o que há de mais avançado em proteção e inclusão da população LGBTI+, adaptando essas experiências ao nosso contexto”, afirmou.
A missão reflete o compromisso do Governo do Ceará em promover políticas públicas inclusivas, garantindo respeito, proteção e cidadania para todas as pessoas LGBTI+.