Mundo SSPDS: Pefoce recebe população para emissão de CIN no Cisp
15 de maio de 2025 - 14:20 #Cisp #Mundo SSPDS #serviço
Ascom SSPDS - texto
Mutirão para emissão do documento gratuito é parte da celebração dos 28 anos da SSPDS
Duzentas emissões de Carteira de Identidade Nacional (CIN) serão realizadas, entre esta quinta (15) e sexta-feira (16), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). A emissão é realizada pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), como parte da programação da feira “Mundo SSPDS“, que celebra os 28 anos da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
A emissão de documentos é aberta para o público externo e interno, conforme a programação divulgada pelos canais de comunicação da SSPDS. A recepcionista Micaele Brito veio pelo segundo ano ao mutirão. Em 2024, fez sua CIN. Neste ano, decidiu trazer a filha. “Eu quis fazer a identidade da minha filha. É mais fácil andar com o documento de identidade que ficar levando a certidão de nascimento para todos os locais. E tem o aplicativo, né? Deixa mais prático. Fiz a minha na ação do ano passado e voltei com ela nessa edição”, disse.
A supervisora da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícia Biométricas (CIHPB/Pefoce) acompanha o mutirão. “Estaremos até esta sexta-feira atendendo a população em geral e os servidores e colaboradores. É uma oportunidade para renovar o documento e conhecer um pouco da nossa rotina de trabalho na exposição”, detalhou.
Nova identidade
A CIN é um documento seguro, com versão digital e possui padrão e número único nacional, que é a numeração do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Além disso, tem um fluxo oficial de emissão e de dados de identificação em todo o país, suspendendo, assim, o uso de informações divergentes ao identificar o cidadão. A primeira via do documento, em papel de segurança, é gratuita para todos.
Ainda entre suas inovações, a Carteira de Identidade Nacional possui um QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados, além da inclusão de uma área específica no documento da Machine Readable Zone – MRZ (Zona Legível por Máquina), que possibilita sua utilização como documento de viagem, desde que haja acordo entre países. A versão digital da Carteira de Identidade Nacional fica disponível no aplicativo GOV.BR.
Documentação necessária
Se solteiro(a):
– Original ou cópia autenticada em cartório da Certidão de Nascimento ou arquivo digital em, PDF, com a Certidão emitida por cartório ou através do registrocivil.org.br;
– CPF: se tiver inscrição. Caso não tenha, será inscrito na solicitação da CIN;
– Comprovante de endereço.
Se casado(a), separado(a), divorciado(a) ou viúvo(a):
– Original ou cópia autenticada em cartório da Certidão de Casamento, com as devidas averbações. Ou arquivo digital em PDF, com a Certidão emitida por cartório ou através do registrocivil.org.br;
– CPF – se tiver inscrição. Caso não tenha, será inscrito na solicitação da CIN;
– Comprovante de endereço.
Opcional a inclusão de:
CNH, CTPS, PIS/PASEP, Título de Eleitor, Cartão Nacional de Saúde, Carteira Profissional de Ordem ou Entidade de Classe.
– Basta apresentar os originais dos documentos:
Tipo Sanguíneo e Fator Rh, Condições Específicas de Saúde e Símbolo de Pessoa com Deficiência – PCD podem ser incluídos, bastando a apresentação de Laudo Médico contendo o CID e do Exame (tipagem sanguínea)