Semace inicia diálogo com a população sobre linha de transmissão entre Morada Nova e Pacatuba
23 de maio de 2025 - 14:24 #audiência pública #Linha de transmissão #Morada Nova e Pacatuba #semace
Ascom Semace - Texto
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) deu início, nesta semana, à etapa de audiências públicas do projeto de construção da Linha de Transmissão (LT) 500 kV, que conectará os municípios de Morada Nova e Pacatuba. O empreendimento tem 149 quilômetros de extensão, atravessa dez municípios cearenses e conta com investimento estimado em R$ 980 milhões.
Os dois primeiros encontros foram realizados na quarta-feira (21) e na quinta-feira (22), nos municípios de Morada Nova e Barreira, respectivamente. As reuniões aconteceram na Câmara Municipal de Morada Nova e na sede da Organização Barreira Amigos Solidários (Obas), contando com a presença de representantes das comunidades locais, autoridades e técnicos ambientais. Os encontros foram presididos pela gerente de Controle Ambiental da Semace, Najara Lima.
A realização das audiências públicas é uma etapa fundamental do processo de licenciamento ambiental, permitindo a apresentação e o debate do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) junto à população diretamente afetada pela obra. O objetivo é garantir a transparência, ampliar o diálogo com a sociedade e assegurar que o projeto avance com responsabilidade socioambiental.
“Quero esclarecer que, neste momento, estamos analisando a Licença Prévia. Ela não autoriza o início das obras nem permite que a empresa entre nas propriedades para começar qualquer intervenção. Estamos aqui para avaliar o estudo e apresentá-lo à população e aos demais interessados. Este é um momento importante para esclarecer dúvidas sobre o empreendimento”, explica a gerente de Controle Ambiental, Najara Lima.
A ampliação da infraestrutura de transmissão de energia é estratégica para o desenvolvimento do Ceará, especialmente diante da crescente demanda de setores como o de hidrogênio verde e de centros de dados (data centers), que exigem fornecimento energético confiável e em larga escala.
O principal objetivo dessa linha de transmissão é melhorar o abastecimento de energia elétrica em toda a região. Também visa permitir o escoamento dos novos empreendimentos de geração, tanto solar quanto eólica, que têm ganhado cada vez mais força no Ceará. Estamos aqui hoje dando mais esse passo fundamental para seguir com o processo e iniciar as obras, seja no final deste ano ou no começo do próximo “, explica o gerente de Licenciamento da Eletrobras, Renê Reis.
Sobre o EIA/RIMA
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) são documentos que apresentam os estudos realizados na área que se pretende instalar o empreendimento e debatem sobre a viabilidade do empreendimento com o órgão ambiental licenciador e com a comunidade. A audiência é o momento em que a população pode obter esclarecimentos e elucidações sobre o projeto em análise e conhecer os impactos (negativos e positivos) através da apresentação do Rima.