Aesp/CE é homenageada pelos seus 14 anos na Assembleia Legislativa do Ceará

1 de julho de 2025 - 11:18 # # # #

Ascom Aesp - texto e fotos

Na solenidade, o secretário da SSPDS, Roberto Sá, foi agraciado com a Coruja da Sabedoria da Aesp; a escultura faz referência ao simbolismo da ave, que está associada à reflexão, à racionalidade e ao conhecimento

Em alusão aos 14 anos da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), a instituição foi homenageada, nesta segunda-feira (30), em sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). O momento atendeu ao requerimento do deputado De Assis Diniz (PT), com subscrição dos deputados Almir Bié (Progressistas) e Sargento Reginauro (União Brasil), e da deputada Marta Gonçalves (PSB).

Na sessão solene, sentaram-se à mesa, além dos deputados, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, representando o governador do Ceará, Elmano de Freitas; o diretor-geral da Aesp, Leonardo Barreto; e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Ceará, Anthony Lima. No plenário, também estiveram presentes os alunos-soldados do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Ceará, promovido pela Aesp/CE, além de outras autoridades importantes para a segurança pública cearense.

Na solenidade, o secretário da SSPDS, Roberto Sá, foi agraciado com a Coruja da Sabedoria da Aesp. A escultura faz referência ao simbolismo da ave, que está associada à reflexão, à racionalidade e ao conhecimento. “Estou representando aqui com muita honra, o nosso governador do Estado, Elmano de Freitas, e a gente quer trazer para a Aesp e a todos os servidores, o sentimento de muita gratidão ao trabalho que vem sendo feito. À direção, a todos os funcionários e instrutores, quero desejar longevidade, dizendo que há uma preocupação muito grande do Governo do Estado e deste secretário em termos, para além da referência nacional, que possui a Academia, termos um olhar que vislumbra, o tempo todo, o que podemos fazer para melhorar a instituição”, destacou.

Além da homenagem ao gestor da pasta cearense, 20 personalidades foram agraciadas em reconhecimento ao seu papel junto à segurança pública do Estado. Na fala do deputado De Assis Diniz, o parlamentar comentou sobre a importância de uma formação que prepare bem o policial para defender a população. “São investimentos estratégicos que marcam o papel da qualificação dos profissionais, que vão estar hoje dentro de salas de aula, mas que amanhã conviverão nas ruas. Esses profissionais precisam ter noção do que é a cidadania, a ética e o respeito. Esses profissionais precisam entender seu compromisso institucional, porque ali eles representam uma força que faz parte do sistema de segurança pública”, comentou.

O deputado Sargento Reginauro também elogiou a importância da Aesp. “A Academia Estadual de Segurança Pública é sem sombra dúvidas um grande avanço nessa história de formação. Tenho o prazer e a satisfação de dizer que fui instrutor de algum tempo na Aesp. Tive a oportunidade de ministrar aula para policiais civis e para policiais militares, bombeiros militares, e é realmente um equipamento necessário para um estado como o nosso”, disse.

O diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, falou sobre a expectativa e a missão que a Aesp terá nos próximos meses, quando novos servidores estarão em formação na Academia. “Aqui mesmo estão presentes os alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Ceará, a T3, que juntamente com os cadetes do Curso de Formação de Oficiais, temos mais 300 profissionais em formação. E, recentemente, o nosso governador Elmano de Freitas anunciou as aberturas de novas vagas para a segurança pública. E eu estou falando de mais de 2.050 novos profissionais que passarão pela formação de excelência, que é referência nacional. Serão 100 delegados de Polícia, 500 oficiais investigador de Polícia Civil, mais 450 soldados bombeiros militares e pelo menos mil soldados da PMCE. Todos naturalmente passarão por formação na Aesp e todos nós estamos ansiosos e preparados para recebê-los”, concluiu.