Governo do Ceará contribui para o fortalecimento do plano Fortaleza Inclusiva, lançado nesta segunda-feira (14) na capital
14 de julho de 2025 - 17:15 #Fortaleza Inclusiva
Texto e fotos: Gabriela Vieira / Ascom Sedih
Nesta segunda-feira (14), o Ceará deu mais um passo na redução das vulnerabilidades sociais com o lançamento do plano Fortaleza Inclusiva, da Prefeitura de Fortaleza. Em evento realizado no Paço Municipal, foram destacados os oito programas estratégicos que serão adotados pela prefeitura, a fim de promover a inclusão social e a garantia de direitos. O Governo do Ceará é parceiro do executivo municipal, a fim de fortalecer as estratégias na capital cearense.
Representando o Governo do Estado no evento, a secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, destacou que a legislação brasileira e estadual é avançada na perspectiva de proteção às pessoas, mas que ainda é preciso muita ação para que as leis sejam efetivadas. “Esse Plano é sem dúvida algo que vai trazer para o fortalezense uma esperança”, afirmou.
A perspectiva do município é que a ação do Plano deve ser intersetorial, envolvendo as mais diversas secretarias municipais e também os parceiros do setor público e privado. Os oito programas intersetoriais são: Fortaleza Sem Fome, Fortaleza para Todas as Idades, Superação da Situação de Rua, Atenção às Pessoas com Deficiência, Infância Viva Fortaleza, Atenção à Saúde Mental, Autonomia Econômica e Sustentabilidade e Justiça Climática.
“Nós temos diversas ações, todas elas transversais, que estão conectadas. A rede da prefeitura está trabalhando de forma sintonizada, para que a gente possa a partir desse mês, lançar todas essas ações e, em médio prazo, a população esteja sentindo os impactos positivos. Nosso maior objetivo é o enfrentamento à vulnerabilidade social, reduzindo as desigualdades”, pontuou o prefeito Evandro Leitão durante o lançamento.
Ainda neste ano, a Prefeitura deve entregar uma série de ações e equipamentos que visam a melhoria na qualidade de vida das pessoas, entre eles os primeiros Centro Diagnóstico Girassol e Espaço Girassol, voltados a pessoas autistas, que devem ser inaugurados já no mês de agosto. A primeira Instituição de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPI) do município, uma demanda importante da população, deve ser inaugurada em setembro deste ano, bem como um Centro-Dia para Pessoa Idosa.
“Fortaleza é a maior cidade do nosso Estado e, quando nossa capital avança na perspectiva dos direitos humanos, o Ceará todo avança com ela. Comemoramos todas as conquistas voltadas à dignidade humana, fortalecendo essa parceria que deve trazer cada vez mais benefícios para os cearenses ”, celebra a secretária Socorro.