Arce realiza fiscalizações de saneamento em diversos municípios cearenses durante o mês de julho
16 de julho de 2025 - 11:04 #arce #esgoto #municípios cearenses #saneamento
Ascom Arce - texto e foto
Ao longo do mês de julho e até o dia 1º de agosto, a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) está promovendo uma série de fiscalizações nos serviços de saneamento básico em diversos municípios cearenses. As inspeções englobam tanto os sistemas de abastecimento de água quanto os de esgotamento sanitário, com o objetivo de verificar a conformidade dos serviços prestados em relação às normas técnicas e regulatórias vigentes.
Entre os dias 07 e 11 de julho, os técnicos da Arce realizaram vistorias nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário da sede do município de Barroquinha, bem como das localidades de Araras, Bitupitá e Lagoa do Mato. Ainda nesse período, foram fiscalizados o sistema de abastecimento de água da cidade de Chaval e da localidade de Passagem, além do sistema de esgotamento sanitário da capital Fortaleza.
Na segunda semana de fiscalização, de 14 a 18 de julho, as inspeções se concentram no município de Ibicuitinga, abrangendo sua sede e as localidades de Açude dos Pinheiros, Antônio Pereira, Canindezinho, Currais e Viçosa, com foco nos sistemas de abastecimento de água. Já no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) da cidade de Morada Nova, os técnicos analisam o sistema de água, para construção de um diagnóstico preliminar.
De 21 a 25 de julho, a programação inclui a fiscalização do sistema de abastecimento de água do município de Potiretama, bem como os sistemas de água e esgoto da sede do município de Iracema e da localidade de Ema. Por fim, entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, as ações se estenderão aos SAAEs dos municípios de Amontada e Itapajé, que também terão seus sistemas de água e esgoto avaliados.
A metodologia empregada nas ações de fiscalização compreende inspeções de campo, levantamento e avaliação documental, além da obtenção e análise de dados técnicos operacionais. Com base nas análises realizadas, a Arce elabora relatórios técnicos detalhados, que apontam o grau de conformidade dos serviços, destacando constatações, recomendações e/ou determinações, de acordo com a legislação, normas e regulamentos específicos do setor.