Edição 2025.2 do Férias no CM tem apresentação teatral e visita guiada para crianças
19 de julho de 2025 - 13:37 #férias #SEFAZ #teatro #visita guiada
Vanessa Alves - Ascom Sefaz - texto
Bárbara Barbosa/Ascom Sefaz e Hiane Braun/Casa Civil - fotos
Além dos familiares de servidores e colaboradores fazendários, programação incluiu crianças das comunidades do Poço da Draga e Moura Brasil, localizadas no entorno da Sefaz
Nesta quinta-feira (17/07), a tarde de mais de 30 crianças foi recheada de lazer e aprendizado, pois, por meio do Centro de Memória da Fazenda (CM), a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) realizou a segunda edição de 2025 do projeto infantojuvenil “Férias no CM”.
Com programação no auditório do Fisco estadual e no CM, a ação visou proporcionar momentos de lazer e aprendizado por meio de atividades lúdicas, promovendo a aproximação das crianças com temas como cidadania, educação fiscal e patrimonial. O evento foi apresentado pela supervisora do Núcleo de Cidadania Fiscal (Nucif) e gestora do Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE) e do Centro de Memória da Fazenda, Clarissa Barroso, pela coordenadora do Núcleo Educativo do CM, Ana Paula Bezerra, e pelos pequenos Lis Magalhães e Daniel Vale.
“Esta foi a quarta edição do ‘Férias no CM’, uma ação do programa ‘Para Gostar de Educação Fiscal’, o qual tem como finalidade apresentar, de forma leve e divertida, os principais conceitos que permeiam a educação fiscal, para crianças de 6 a 12 anos, reforçando valores como cidadania, solidariedade, cuidado com o que é público e preservação do meio ambiente. A integração com os novos públicos foi muito rica e positiva, pois as crianças brincaram, aprenderam e conviveram muito bem juntas”, pontuou Clarissa.
Após a acolhida e introdução da iniciativa no auditório, houve apresentação, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), do espetáculo “A Bruxa e a Natureza”, durante teatro de bonecos Calu Maravilha, conduzido pelos artistas Eliézio Pereira, Amanda Fideles e Halen Oliveira. Houve ainda exibição de vídeos, entrega de kit educativo, lanche, jogos de perguntas e respostas e visita guiada ao CM, espaço no qual as crianças conheceram o secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, e o governador do Estado, Elmano de Freitas.
Integração e cultura
A participação da comunidade do Poço da Draga se deu via contato com as articuladoras comunitárias Djeyne Rudolf, Alexsandra da Silva e Ivoneide Gois. Já a visita das crianças do bairro Moura Brasil ocorreu a partir de articulação com o Núcleo de Patrimônio Cultural do Moura Brasil (Nupac), intermediada por Débora Soares e Ismael Gutemberg.
Conforme a coordenadora Ana Paula Bezerra, “a partir de 2024, passaram a ocorrer encontros entre os núcleos educativos, propiciando o compartilhamento de práticas e vivências entre as equipes. Essa troca de experiências contribuiu significativamente para o aprimoramento das ações educativas, além de reforçar o papel colaborativo entre os equipamentos culturais. A exemplo, posso citar a A 22ª Semana Nacional de Museus, que proporcionou ações entre os equipamentos, como Museu da Cultura Cearense (MCC), Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará (Malce) e Museu Ferroviário Estação João Felipe”.