48 brasileiros chegaram a Fortaleza em operação de repatriação realizada na última sexta-feira (25)
28 de julho de 2025 - 14:53 #Brasileiros #Fortaleza #operação de repatriação
Ascom Sedih - Texto e Foto
Na última sexta-feira (25), mais um voo de brasileiros repatriados dos Estados Unidos chegou a Fortaleza. A operação de acolhimento coordenada pelo Governo Federal e executada em parceria com o Governo do Ceará, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih), recepcionou voo com 48 brasileiros.
Entre os repatriados, 38 eram homens e oito eram mulheres. Neste que foi o 13º voo recepcionado em Fortaleza, não foram identificadas crianças ou pessoas idosas. O voo contava ainda com duas pessoas identificadas como procuradas pela justiça.
A Sedih atua diretamente na operação, viabilizando a distribuição de kits de higiene, alimentação e água, além de contribuir com a triagem dos passageiros e com o atendimento psicossocial. A chegada dos repatriados na capital cearense foi priorizada devido à existência do PAAHM no Aeroporto de Fortaleza, além da redução do tempo de restrição física dos brasileiros.
Em âmbito estadual, além da Sedih a operação conta ainda com o apoio da Secretaria da Proteção Social (SPS), da Secretaria da Saúde (Sesa), da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) de Fortaleza, da Ceasa-CE e da Cagece.
A ação envolve diversos ministérios, como os dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Saúde (MS), Relações Exteriores (MRE), Justiça e Segurança Pública (MJSP), Desenvolvimento e Assistência Social (MDS). Em âmbito federal, participam ainda a Polícia Federal, a Defensoria Pública da União (DPU) e o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A operação conta também com apoio da Agência da ONU para Migrações (OIM), responsável por grande parte da logística na etapa atual.