Ceará promove seminário estadual sobre o tráfico de pessoas nesta terça (29), em alusão à Campanha Coração Azul

28 de julho de 2025 - 16:20 # # #

Gabriela Vieira - Ascom Sedih - Texto
Thiago Gaspar - Casa Civil - Fotos

A Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) realiza, nesta terça-feira (29), o Seminário Estadual: Tráfico de Pessoas é Crime e Atenta Contra a Dignidade Humana, a partir das 13h, no auditório da Sedih. A iniciativa integra as ações da Campanha Coração Azul, movimento global que visa conscientizar a sociedade sobre os riscos e as violações associadas ao tráfico de pessoas, além de fortalecer o enfrentamento a esse crime que atinge milhares de vítimas todos os anos.

Voltado para aqueles que trabalham na rede de enfrentamento e acolhimento, o encontro busca aprofundar a compreensão sobre os vínculos entre o tráfico de pessoas e outras modalidades de crime, bem como debater a prevenção e a assistência.

A proposta é ampliar o diálogo intersetorial, qualificar o debate e fomentar ações integradas de prevenção, proteção e responsabilização. A programação contará com mesas temáticas, e momentos de troca de experiências, abordando temas como o tráfico para fins de exploração sexual, trabalho análogo à escravidão, tráfico de crianças e adolescentes, além do papel da rede na prevenção e identificação das vítimas.

“O tráfico de pessoas é um crime invisível, que muitas pessoas desconhecem mas que segue fazendo vítimas por todo o mundo. Com esse Seminário, buscamos ampliar o debate sobre o tema e chamar a rede para a ação”, afirma a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França.

Campanha Coração Azul

A campanha Coração Azul acontece em alusão ao Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas, celebrado em 30 de julho. Além do Seminário, a Sedih realiza palestras volantes em espaços de ampla circulação de pessoas, alertando a população sobre a temática e compartilhando conhecimentos relacionados à prevenção ao tráfico.

A pasta também promove campanha de comunicação e fortalece o movimento de iluminação de prédios públicos na cor azul, em alusão à campanha e como símbolo de apoio à luta contra essa grave violação aos direitos humanos.

Programação

13h – Credenciamento

13h30 – Abertura Institucional

14h – Conferência de Abertura – Panorama da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e apresentação do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria dos Direitos Humanos
– Socorro França – Secretária dos Direitos Humanos do Ceará

– Marina Bernardes – Coordenadora-Geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes (CGETP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) – participação virtual
– Representante da Delegacia de Defesa Institucional da Polícia Federal (DELINST-PF)

14h30 – Mesa de debate: experiências e desafios –
– Representantes da ABIN, DPU, MPCE, REDE UM GRITO PELA VIDA, PMCE e PRF-CE

15h – Tráfico de Pessoas é Crime e atenta contra a Dignidade Humana

– Jamina Teles e Arkaitz Pascual, do Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Sedih

Serviço

Seminário Estadual: Tráfico de Pessoas é Crime e Atenta Contra a Dignidade Humana
Data: 29/7 – terça-feira
Horário: 13h – 17h
Local: Auditório da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará – Rua Assunção, 1100 – José Bonifácio, Fortaleza-CE
Evento para inscritos. Inscrições encerradas devido à capacidade do espaço.