Reunião da Comissão de Anistia marca posse de nova integrante e julgamento de processos de anistiados no Ceará
1 de agosto de 2025 - 17:33 #Anistiados Ceará #Comissão de Anistia #Julgamento de processos #Nova integrante #posse
Beatriz Belchior - Ascom Sedih - Texto
Na última quinta-feira (31), membros da Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou (CEAWS) se reuniram na Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih), em Fortaleza. Os destaques da pauta foram a posse de uma nova integrante do colegiado e o julgamento de processos relacionados a perseguições políticas no estado.
Durante o encontro, a Comissão empossou como representante titular da Casa Civil a conselheira Winnie Barros Rebouças Cantal. Na ocasião, foram também analisados e deliberados três novos processos, com julgamento procedente para a reparação aos seguintes anistiados: Eliana Maria Santos Souza, Francisco Valmir Mendes e Jaime Libério.
A pauta da reunião incluiu ainda a exposição de decretos de pagamento referentes a casos já julgados. Os julgamentos reforçam o compromisso do Estado com a reparação histórica e simbólica às vítimas da repressão política no Ceará.
O colegiado atua há 23 anos na promoção dos direitos humanos, valorização da democracia e a garantia de memória, verdade e justiça.
Sobre a CEAWS
A Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou (CEAWS), vinculada à Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih), é responsável pela análise e julgamento de casos de perseguição política ocorridos no Ceará entre os anos de 1961 e 1979.
Desde sua criação, tem contribuído para o reconhecimento e a reparação das violações cometidas no contexto da ditadura militar brasileira.
Além da função julgadora, a Comissão também desempenha um papel relevante na preservação da memória histórica, disponibilizando documentos e informações a pesquisadores e instituições, mediante solicitação, colaborando com a construção da verdade histórica sobre o período.