ICID 2025: prazo para submissão de trabalhos é prorrogado até 15 de agosto

4 de agosto de 2025 - 16:08 # # # #

Ascom Secitece - Texto

Conferência internacional sobre clima e desenvolvimento sustentável em regiões semiáridas acontecerá em setembro, em Fortaleza (CE)

Pesquisadores, técnicos e profissionais interessados em temas como mudanças climáticas, desertificação, mitigação, adaptação e desenvolvimento sustentável terão mais tempo para submeter os seus trabalhos à 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID2025). O prazo para envio de resumos expandidos foi prorrogado até 15 de agosto de 2025. As diretrizes completas para a submissão estão disponíveis no site oficial.

Os trabalhos selecionados integrarão a programação oficial da ICID2025, que ocorrerá de 15 a 19 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE). A conferência busca construir estratégias concretas de adaptação às mudanças climáticas em regiões áridas e semiáridas, contribuindo para os debates preparatórios da COP 30, que acontecerá em novembro, em Belém (PA).

Resumos

Serão aceitos resumos expandidos contendo entre 1500 a 2500 palavras, incluindo tabelas, gráficos e bibliografia, que tratem de questões como clima, impactos, adaptação e desenvolvimento sustentável em regiões secas, tanto em escala regional quanto global. Os resumos selecionados serão apresentados em sessões plenárias.

A ICID2025 é promovida pelo Governo do Ceará, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A realização é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema) e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A coordenação executiva está a cargo do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), com apoio de instituições nacionais e internacionais como a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), da Embaixada da França no Brasil e da Agência Nacional de Águas (ANA).