Ceará realiza 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e reforça compromisso com políticas públicas para o envelhecimento com dignidade

8 de agosto de 2025 - 09:59 # # #

Beatriz Belchior - Ascom Sedih - Texto
Thiago Gaspar - Casa Civil - Fotos

Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDI/CE), realiza a 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. A iniciativa acontece nos próximos dias 11 e 12 de agosto, em Fortaleza, integrando o ciclo preparatório para a etapa nacional.

A conferência reúne delegados de 146 municípios cearenses que organizaram conferências municipais ao longo do primeiro semestre de 2025, além de observadores que garantiram vaga por meio de inscrição prévia. O evento estadual representa um espaço fundamental de escuta, diálogo e formulação de propostas voltadas à construção de políticas públicas efetivas para a pessoa idosa. Ao fim do encontro, serão eleitos os delegados que representarão o Ceará na Conferência Nacional.

O debate se mostra ainda mais necessário diante do cenário populacional cearense. De acordo com o Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 14,7% da população do Ceará já tem 60 anos ou mais. A projeção do IBGE para 2070 é ainda mais expressiva: 40% da população do estado será idosa, somando cerca de 3,4 milhões de pessoas.

Esses dados evidenciam a urgência na criação e manutenção de políticas públicas que garantam qualidade de vida, autonomia, segurança e proteção às pessoas idosas. “O envelhecimento populacional não é um desafio do futuro, ele já é realidade no presente. Nosso compromisso é garantir que as pessoas idosas tenham seus direitos assegurados, com dignidade e respeito”, afirma a secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França.

Programação

A programação da Conferência foi construída para contemplar os principais desafios enfrentados por esse público. O primeiro dia conta com palestra magna ministrada pelo coordenador-geral de Política de Envelhecimento Ativo e Saudável e Desenho Universal do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Prof. Dr. Kenio Costa.

Na sequência, os debates seguem nos grupos de trabalho, organizados em cinco eixos temáticos: financiamento de políticas públicas, proteção à saúde, enfrentamento da violência, participação social e fortalecimento dos conselhos de direitos da pessoa idosa.

No segundo dia, os grupos finalizam suas discussões e levam as propostas para a plenária. Em seguida, será realizada a eleição dos delegados e suplentes que representarão o Ceará na Conferência Nacional, que acontece em Brasília de 5 a 8 de novembro deste ano.

A coordenadora de Políticas Públicas para Pessoas Idosas da Sedih e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Vyna Leite, reforça a importância do espaço da Conferência como mecanismo de participação social. “As conferências são oportunidades únicas para que possamos nos manifestar e propor mudanças na vida das pessoas idosas do nosso estado. Estamos aqui para ouvir, acolher e transformar essas vozes em ações concretas”, destaca.

SERVIÇO

6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa
Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação
Data: 11 e 12 de agosto de 2025

Horário: 8h às 17h
Local: Hotel Oásis Atlântico (Av. Beira Mar, 2500 – Meireles, Fortaleza/CE)
*Evento para delegados cadastrados junto aos municípios e observadores previamente inscritos