Sedih promove Trilha dos Direitos Humanos conectando gestão estratégica à promoção de direitos

2 de setembro de 2025 - 16:32 # # #

Beatriz Belchior - Ascom Sedih - Texto e Foto

Nesta terça-feira (2), a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) deu início ao 3º Encontro de Desenvolvimento Institucional e Planejamento Estratégico: a Trilha dos Direitos Humanos, voltado às equipes internas da pasta. A iniciativa, realizada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (CODIP), segue até o dia 24 de setembro e conta com certificação da Escola de Gestão Pública (EGP).

Na abertura da programação, os colaboradores participaram do Seminário de Planejamento, Projetos e Resultados Aplicados aos Direitos Humanos. Pela manhã, houve uma palestra sobre Gestão de Resultados, ministrada por Danielle Carvalho, orientadora da Célula de Gestão para Resultados da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). No período da tarde, os palestrantes Neudson Barroso, gerente de projetos, agile coach e consultor de inovação, e Ítalo Daniel de Oliveira, especialista técnico da equipe de Governança de TI do Banco do Nordeste, conduziram uma apresentação sobre Gestão de Projetos.

A Trilha dos Direitos Humanos é uma ação estratégica da Sedih voltada ao fortalecimento institucional por meio da promoção de conhecimentos e ferramentas de gestão. O objetivo é fomentar uma cultura de resultados e planejamento dentro da Secretaria, qualificando ainda mais as ações destinadas à efetivação dos direitos humanos no Ceará.

A programação segue ao longo do mês de setembro, abordando temas fundamentais para a atuação no serviço público. Confira:

  • 2/9 – Seminário de Planejamento, Projetos e Resultados Aplicados aos Direitos Humanos
  • 6/9 – Cuidar de quem cuida: integração para fortalecer a missão
  • 8/9 – Elaboração e Padronização da Carta de Serviço ao Usuário
  • 9 a 11/9 – Oficina: Indicadores de Resultados na Gestão Pública – Planejamento Estratégico com Foco em Resultados
  • 16/9 – Formalização de Processos e Gestão de Contratos no Setor Público: Eficiência, Legalidade e Transparência
  • 18 e 19/9 – Treinamento: Eficiência e Transparência – utilizando o SUITE para alcançar resultados
  • 24/9 – Palestra: Liderança que Inspira – Atitude, Propósito e Colaboração no Serviço Público