40 delegados foram eleitos para representar Fortaleza, Região Metropolitana e Maciço de Baturité na 6ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos
4 de setembro de 2025 - 13:32 #6ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos #delegados #Fortaleza #Maciço de Baturité #região metropolitana
Gabriela Vieira - Ascom Sedih - Texto e Fotos
Construir políticas públicas de direitos humanos é um fazer coletivo. Com isso em vista, a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH) realizaram mais uma Etapa Livre da 6ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos (CEDH). A programação aconteceu nesta quarta-feira (3), na sede da Sedih, reunindo representantes de Fortaleza, além dos municípios da Região Metropolitana e do Maciço de Baturité.
Os participantes de quase 20 municípios integraram debates para construir propostas para políticas de direitos humanos em âmbito estadual. Essas propostas serão levadas à Conferência Estadual pelos 40 delegados eleitos durante o evento, sendo 28 representantes da sociedade civil e 12 representantes do poder público.
A lista de delegados eleitos está disponível aqui.
A programação contou com palestra magna da professora Beatriz Xavier, que destacou a importância dos debates realizados para as conquistas em prol dos Direitos Humanos. “Estávamos há quase dez anos sem conferências de Direitos Humanos. Na última edição, em 2016, vivíamos um momento diferente no Brasil. Hoje já avançamos bastante, mas ainda temos importantes pautas a debater”, afirmou.
Durante o evento, os participantes participaram ainda de debates em seis eixos temáticos: Enfrentamento das Violações e Retrocessos; Democracia e Participação Popular; Igualdade e Justiça Social; Justiça Climática, Meio Ambiente e Direitos Humanos; Proteção dos Direitos Humanos no Contexto Internacional; Fortalecimento da Institucionalidade dos Direitos Humanos.
“Cada um de nós deve ser respeitado, com dignidade, e é para isso que estamos aqui. A realização desta Conferência é a consolidação de um outro importante avanço do nosso Estado: o Plano Estadual dos Direitos Humanos. Pautados nesta importante legislação, estamos trabalhando com os municípios, onde a política verdadeiramente acontece, para ouvir os anseios da população”, destacou a secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França.
As discussões seguiram o tema que norteia esta edição da conferência: “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a Democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas.”
Sobre a 6ª CEDH
O processo é composto por etapas livres, como as já realizadas em Fortaleza e em Quixeramobim, de onde sairão delegados que representarão suas regiões na Conferência Estadual, prevista para acontecer em outubro deste ano. Já durante a etapa estadual, serão eleitos os representantes do Ceará na Conferência Nacional (ConDH), marcada para dezembro.
A Conferência Estadual ressalta o papel fundamental da escuta da população e dos territórios como base para a formulação de políticas públicas eficazes e inclusivas.