Casa de Cuidados do Ceará promove ações benéficas para a saúde mental de pacientes e cuidadores
12 de setembro de 2025 - 15:21 #CCC #cuidadores #Pacientes #saúde mental
Márcia Catunda - Ascom CCC - Texto
Grupo Bem Cuidado promove momento de relaxamento para cuidadores da CCC
O mês de setembro reforça a importância da valorização da vida e dos cuidados com a saúde mental. Na Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade de transição hospitalar da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), além de ações em grupo durante o mês, outros projetos são realizados durante todo o ano para trazer benefícios ao tratamento dos pacientes atendidos.
Um desses grupos é o “Bem Cuidado” que tem o objetivo de promover momentos de escuta e acolhimento aos cuidadores do equipamento de saúde. Na última edição, realizada na terça-feira (9), eles tiveram a oportunidade de desfrutar de um momento de relaxamento, com instruções da equipe de psicologia e terapia ocupacional.
“Esse momento é importante para podermos expressar nossos sentimentos e fragilidades, algo que sabemos que não é tão comum principalmente dos homens fazerem. É um momento importante, um amparo, a gente se sente acolhido e consegue colocar para fora o que está guardado”, avalia o cuidador Wellington Costa da Silva, 42, um dos participantes do grupo.
De acordo com a psicóloga Sarah Gomes, esse tipo de iniciativa é importante porque quem cuida também precisa de cuidado. “Os encontros semanais oferecem um espaço de escuta, acolhimento e troca de vivências entre cuidadores, fortalecendo a rede de apoio e estimulando práticas de autocuidado e relaxamento. Isso contribui para a diminuição da sobrecarga emocional e para a melhoria da qualidade de vida de quem se dedica ao outro”.
Esse sentimento foi compartilhado pelo cuidador Francisco Roberto, 37. “Se eu peço um abraço, é porque estou precisando. Não é vergonhoso pedir um abraço, isso é um gesto de carinho, respeito e solidariedade com o próximo”, reflete.
Equipe da Casa de Cuidados realiza ações com pacientes da unidade em alusão ao Setembro Amarelo
Outro grupo de humanização promovido na CCC é o Grupo Conexão, que tem o intuito de favorecer a cooperação, promover melhorias do nível de memória, do humor, além do retardo do declínio cognitivo e aumento do nível de autonomia.
Nos últimos encontros, os pacientes e cuidadores tiveram a oportunidade de produzir fanzines sobre o Setembro Amarelo e participaram de uma dinâmica denominada “Estoure sua dor”, em que cada um deveria estourar um balão que continha uma palavra que expressava um sentimento que comprometia a saúde mental.
“Na ocasião, falamos também sobre a campanha, houve troca de experiência e o grupo entendeu a importância de pedir ajuda e não se sentir sozinho”, explica a terapeuta ocupacional Gardenia Leão.
Outros projetos para a saúde mental de pacientes e cuidadores
Da Casa ao Mar
No programa, pacientes com mais tempo de internação são levados para tomar um banho de mar. Mais do que um passeio, a iniciativa leva pacientes ao encontro da natureza e das boas lembranças, promovendo lazer, socialização e resgate de experiências significativas. “O contato com o mar traz benefícios comprovados à saúde mental, como a redução do estresse e da ansiedade, além de favorecer o sentimento de vitalidade e esperança”, pontua Sarah.
Grupo Volta por Cima
Voltado para pacientes em tratamento de tuberculose, o grupo semanal conduzido pela psicóloga da unidade promove reflexões sobre autoestima, adesão ao tratamento, redução de danos e construção de projetos de vida. A proposta fortalece o autoconhecimento e ajuda cada paciente a se perceber como protagonista da própria trajetória.
Grupo Letras & Sentimentos
A musicoterapia já é uma prática reconhecida. Ao ouvir e interagir com a música, é possível processar sentimentos complexos, encontrar consolo e até mesmo ressignificar experiências difíceis. O Projeto Letras & Sentimentos eleva essa experiência a um nível de apoio mútuo, em que a troca de ideias e o compartilhamento de sentimentos se tornam parte do processo terapêutico.
“Esse tipo de iniciativa é muito valioso porque a música consegue traduzir e dar voz a emoções que, muitas vezes, não conseguimos colocar em palavras. Ao focar nas letras, o projeto estimula a introspecção e a empatia, criando um senso de comunidade e solidariedade entre os participantes”, explica Gardênia.
Projeto Pôr do sol
O pôr do sol oferece mais do que beleza: ele tem um impacto positivo e significativo no bem-estar, promovendo a melhora do humor e um profundo relaxamento para os participantes. Inspirado por essa poderosa conexão, o projeto Pôr do Sol utiliza diversas atividades físicas e cognitivas. O objetivo é estimular pacientes, promovendo melhorias importantes em suas condições físicas, cognitivas e emocionais.