Conselho Estadual de Educação do Ceará dialoga com secretários escolares em encontro de formação
18 de setembro de 2025 - 10:29 #conselho estadual de educação #diálogo #formação #secretários escolares
Ascom CEE - Texto e Fotos
O Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE), em sua busca por maior proximidade com os profissionais de ensino do estado, participou de um encontro de formação de secretários escolares. O evento, promovido pela Secretaria da Educação (Seduc-CE) nesta quarta-feira (17), reuniu secretários das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs), de campo e família agrícola no Hotel Plaza Suítes, em Fortaleza.
A presença do CEE foi considerada de grande importância para a categoria. A programação incluiu uma apresentação sobre as atribuições do Conselho, seu histórico e a estreita relação do órgão com os secretários, que são essenciais para o funcionamento técnico e administrativo das instituições de ensino. O encontro foi aberto pelo coordenador de Educação Profissional da Seduc-CE, professor Tadeu Celedônio. Em sua fala, ele enalteceu a participação do CEE no encontro de formação de secretários escolares.
A presidente do CEE, professora Ada Pimentel, apresentou um relato histórico do Conselho, que completou 76 anos, destacando sua missão de normatizar, assessorar, deliberar e avaliar as instituições de ensino do Ceará. Ela ressaltou a importância dos secretários escolares e sua responsabilidade com a vida acadêmica dos mais de 1,9 milhão de estudantes em 7.676 escolas sob a jurisdição do CEE.
Em seguida, a secretária-geral do CEE, professora Aurila Maia Freire, detalhou as competências e atribuições para um secretário escolar qualificado, como a organização de arquivos, a escrituração escolar, documentações de alunos, regularização de vida escolar, o conhecimento sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), avaliações, regularização de escolas, credenciamento, recredenciamento, plano de curso, diligência, relatórios anuais, entre outros. Ela enfatizou que o CEE está de “portas abertas” para auxiliar os profissionais com dúvidas sobre normas e procedimentos.
De forma informal, os cerca de 200 secretários presentes, vindos de diversas regiões do Ceará, elogiaram a iniciativa do Conselho de se aproximar da categoria. A presidente Ada Pimentel agradeceu à Seduc-CE pelo espaço cedido, ressaltando o acolhimento oferecido por Tadeu Celedônio e sua equipe.