Hospital de Messejana promove evento e celebra 20 anos de Comissão de Doação de Órgãos e Tecidos

24 de setembro de 2025 - 15:00 # # # #

Jessica Fortes - Texto
Jessica Fortes e Cihdott - Foto Carla Bandeira e Priscila Sousa - Arte gráfica

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza, na próxima quinta-feira (25), um evento alusivo ao Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. A ação é organizada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do HM, que este ano celebra 20 anos de implantação. O evento acontece na mesma semana em que se celebra o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, em 27 de setembro, data que simboliza a solidariedade e a esperança de milhares de pessoas que aguardam por um transplante em todo o país.

A Cihdott do HM é classificada como Tipo III, por atuar como notificante em uma instituição que registra mais de mil óbitos por ano e que possui, no mínimo, dois programas de transplante de órgãos. O Hospital de Messejana se destaca no cenário brasileiro pela realização de procedimentos de alta complexidade, como os transplantes cardíacos e pulmonares, que salvam e transformam vidas.

“A existência da Cihdott é uma exigência legal para hospitais que realizam transplantes de órgãos, e a comissão do HM atua há 20 anos na notificação de doadores de córnea e válvulas cardíacas. Somos responsáveis por organizar o processo de doação, informar às famílias e assegurar que o processo ocorra de forma ágil e ética”, explica a enfermeira Graça Torres.

A programação do evento contará com palestras que abordarão diferentes aspectos da doação e do transplante de órgãos, além de reflexões sobre espiritualidade e cuidado com os pacientes. Entre os temas discutidos estarão o papel da Cihdott os avanços e desafios nos transplantes cardíacos e pulmonares, bem como a relevância do trabalho multiprofissional em todo o processo.

Durante o mês de setembro, O HM promoveu diversas atividades de conscientização junto a pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. Foram realizados blitz informativa, distribuição de folders e treinamentos sobre a reestruturação da rede de procura de órgãos do Ceará, promovidos em parceria com a Central de Transplantes da Sesa e a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). Em alusão à campanha, o HM também recebeu iluminação especial na cor verde, reforçando seu compromisso com a doação de órgãos.