Programa Papel da Casa beneficia 333 famílias com a entrega de títulos de regularização fundiária
15 de outubro de 2025 - 20:49 #entrega de títulos #Programa Papel da Casa #títulos de regularização fundiária
João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Estácio Júnior e Carlos Gibaja - Casa Civil - Fotos
Desde 2023, dentro da gestão Elmano de Freitas, mais de 5.500 cearenses foram contemplados
“Eu só tinha a casa por boca. Hoje recebi esse verdadeiro presente do Governo do Estado. Era um sonho e com muita felicidade realizei. Agora tenho minha casa no papel e ninguém toma mais”. As palavras são de Liselia Marques Pereira, uma das 333 representantes familiares contempladas, nesta quarta-feira (15), em mais uma entrega do programa Papel da Casa, ação do Governo do Ceará. A solenidade foi comandada pelo governador Elmano de Freitas, em Fortaleza.
“Que esse papel da casa represente muita alegria, muita graça na casa de vocês. Gostaria de parabenizar a todos vocês pela perseverança, por todo trabalho para conseguir isso. Olha como são as coisas da vida. Vocês esperaram tanto e vocês nunca desistiram. E agora vocês podem dizer: eu sou é dono e dona da minha casa. Vamos continuar trabalhando para ampliar as melhores condições de vida para o nosso povo. Muito obrigado a Cohab, aos servidores. Devemos falar de um dia como hoje sempre com muita gratidão”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Com o propósito de garantir segurança jurídica, dignidade e cidadania para os cearenses, o Papel da Casa é uma ação do Governo do Ceará por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) ao lado da Secretaria das Cidades (SCidades). O programa acontece em parceria com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e os municípios participantes, que concedem isenções e remissões de créditos tributários, como IPTU e ITBI. Desde 2023, dentro da gestão Elmano de Freitas, mais de 5.500 beneficiários foram contemplados.
Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, lembrou a importância da parceria entre os municípios, Governo do Estado e União em prol da população. “Nós estamos honrando uma confiança que nos foi dada pela população. Isso só é possível pelo alinhamento com o Governo do Estado, com o Governo Federal. Todos os dias peço resiliência para entregar as demandas da nossa população. Parabéns a todos vocês por realizar esse sonho”, disse.
Por meio da Caravana Ceará Um Só, a Seplag vem incentivando novas adesões ao Papel da Casa. Crateús, Independência, Tauá e Monsenhor Tabosa aderiram ao programa, representando o benefício de mais 420 famílias.
Titular da Seplag, Alexandre Cialdini, explicou o processo para levar mais dignidade e cidadania por todo estado. “Entregar o papel da casa é promover segurança jurídica e justiça social aos cidadãos cearenses. Com esse propósito, a Seplag, por meio de Cohab, está expandindo e interiorizando o Programa Papel da Casa, incentivando os municípios cearenses a efetuarem a adesão à iniciativa. Essa ação, até novembro, visita as 14 regiões de planejamento do estado. Os municípios assinam um termo de cooperação com a Seplag para adotarem medidas para regularizarem os imóveis construídos pela Cohab e a administração estadual oferta todo o suporte necessário durante o processo”, explicou.
Alegria
Felicidade que não cabe no nome. Esse é o sentimento de Aurora Maria Cavalcante Maia de Figueiredo Gomes, moradora de Fortaleza. Há 27 anos tentando formalizar a posse da sua residência, a dona de casa não conseguiu conter a emoção ao contar todo o percurso para sua conquista. “Foi muita luta. Participei da construção da minha residência, levantando tijolo, minhas mãos até sangravam. Hoje é só gratidão e uma alegria. Eu tinha até perdido as esperanças e não estava acreditando até hoje. Pensei ‘meu Deus é verdade’. Estou muito feliz”, contou.
Dona Aurora tem certeza que tudo valeu a pena. “É muito bom poder finalmente dizer que a casa é minha. Com certeza. Um dia inesquecível”, completou.
Maria do Socorro de Souza Borges é mais uma beneficiária repleta de alegria. “Foram muitos dias sem conseguir dormir direito. Sempre esperando esse momento. Uma luta enorme que acabou com alegria. Estou muito, muito feliz”, finalizou.