Sefaz capacita equipes para gestão de processos no novo sistema do ITCD

20 de outubro de 2025 - 15:22 # # # #

Cássio Vasconcelos - Ascom Sefaz - Texto
Bárbara Barbosa - Foto

Plataforma foi aprimorada com base nos princípios da experiência do usuário

Aperfeiçoando os atendimentos do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD), a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) promoveu um ciclo de treinamento sobre o novo sistema de gestão de processos do tributo. O objetivo foi capacitar as equipes, alinhar procedimentos e demonstrar na prática como trabalhar com a nova interface, especialmente na modalidade causa mortis.

A capacitação foi dividida em quatro turmas. Entre os dias 6 e 7 de outubro, o foco foi para equipes das unidades de atendimento no interior do estado. Na última terça-feira (14/10), nas salas de treinamento da Sede III da Sefaz, a equipe da Célula do ITCD também recebeu o treinamento prático para as novas funcionalidades da plataforma.

Na quinta-feira (16/10), colaboradores fazendários que atuam nos processos de ITCD também participaram da qualificação. O treinamento também incluiu a presença de membros da Ordem dos Advogados do Ceará (OAB-CE) e da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE).

Melhorias na gestão de processos

A coordenadora de Atendimento e Execução da Sefaz (Coate), Daniela Gouveia, pontuou que a nova interface do sistema vem como uma forma de aprimorar a gestão do ITCD, facilitando o cadastro das guias pelo contribuinte e reduzindo a quantidade de erros.

“A interface do sistema é intuitiva, construída com base na experiência do usuário, tornando mais fácil para o contribuinte preenchê-la de forma correta. O fiscal também vai ter uma melhoria muito grande na qualidade do trabalho, porque a tendência é que tenham menos erros de preenchimento, agilizando a análise de processos e o cálculo das guias”, destacou a gestora da Coate.

Foco no contribuinte

O curso foi ministrado pelo orientador da Célula do ITCD, Lucas Cajado, e pela servidora Rebeca Cavalcante, responsáveis pela gestão e implementação de melhorias no sistema.

“O treinamento abordou o cadastro completo do processo, mostrando todas as funcionalidades do novo sistema e quais as previsões de melhoria que estamos planejando para o próximo bimestre, já saneando potenciais dúvidas. Por muitas vezes, o fiscal pode ter sugestões, então vamos aproveitar essa reunião para alinhar o conhecimento”, explicou Lucas Cajado.

“O cadastro é feito de forma unificada, tanto para os bens quanto para as pessoas envolvidas no processo. O sistema consegue interpretar os dados e fazer as guias e cadastrá-las automaticamente. Então vamos conseguir redução significativa entre o cadastramento da guia e a emissão do Documento de Arrecadação (DAE)”, detalhou Rebeca Cavalcante.

Entre junho e setembro deste ano, mais de 1,8 mil processos de ITCD já foram resolvidos pelas equipes responsáveis. Na sexta-feira (17/10), a Sefaz-CE também ministrou uma capacitação para profissionais do Direito na OAB-CE, conduzida pelo orientador da Célula do ITCD, Lucas Cajado.