Em parceria com órgãos federais e estaduais, SSPDS-CE realiza operação de fiscalização a estabelecimentos suspeitos de adulteração de bebidas

23 de outubro de 2025 - 16:23 # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

Durante as fiscalizações, cerca 200 mil litros de bebidas com suspeita de adulteração foram apreendidos

Como o intuito de prevenir a venda de bebidas adulteradas, bem como orientar a população sobre o consumo seguro, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a Receita Federal (RFB), forças estaduais e outros órgãos federais, participa da operação “Dose Limpa”. A ação conjunta foi deflagrada nessa quarta-feira (22), em bairros de Fortaleza.

A ofensiva visa combater a adulteração e o comércio ilegal de bebidas alcoólicas, bem como orientar a população sobre a presença de produtos químicos em bebidas adulteradas. Na capital cearense, as ações se concentraram na fiscalização de estabelecimentos comerciais suspeitos de vender bebidas adulteradas.

Nesta quinta-feira (23), dois estabelecimentos comerciais localizados no bairro Maraponga (AIS 9) foram vistoriados. Em desfavor deles, foram emitidos autos de infração e termos de fechamento. Nos locais, também foram apreendidos cerca de 200 mil litros de bebidas. O material será coletado e passará por perícia para confirmar a possível adulteração.

Nessa quarta-feira (22), o proprietário de uma casa de show, localizada no bairro Henrique Jorge (AIS 6), foi notificado e conduzido até uma unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde um inquérito policial foi instaurado para constatar se há adulteração no material localizado no estabelecimento. Um outro estabelecimento comercial localizado no bairro Pirambu (AIS 8) também foi vistoriado.

Integração

As ações contam com a participação de profissionais da PCCE, da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), das Coordenadorias de Planejamento Operacional (Copol) e de Inteligência (Coin) da SSPDS, do MAPA, da Receita Federal (RF), da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), da Secretaria de Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz/CE) e do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON) do Ministério Público do Ceará.