Cagece alerta para redução do número de ligações ociosas de esgoto em Fortaleza
5 de novembro de 2025 - 10:47 #cagece #Comunicado #esgotamento sanitário
Ascom Cagece - texto e foto

Mais de 34 mil imóveis em Fortaleza contam com rede de esgotamento sanitário disponível, mas ainda não estão interligados ao sistema. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) faz um alerta à população sobre a necessidade de conectar as residências à caixa de ligação de esgoto instalada nas calçadas, especialmente em áreas da capital que já dispõem da infraestrutura concluída.
Adequar a estrutura interna dos imóveis para a interligação ao sistema de esgotamento sanitário é obrigação legal e o descumprimento pode acarretar multa por parte do órgão fiscalizador municipal. Atualmente, Fortaleza possui índice de cobertura de rede de esgoto de 73,04%, mas o índice de atendimento efetivo, que considera apenas os imóveis já conectados, é de 65,89%, devido às ligações ociosas.
A coordenadora de Interação Social da Cagece, Sâmia Régia, destaca que a interligação correta ao sistema traz benefícios diretos para toda a cidade. “Quando se fala em desenvolvimento, se fala também em saneamento básico. A devida conexão ao sistema de esgoto gera impacto positivo na saúde, com a redução de doenças e proliferação de mosquitos, na valorização dos imóveis e no desenvolvimento das áreas atendidas pelos serviços”, ressalta.
Além dos ganhos para a saúde pública e para o meio ambiente, a adesão ao sistema contribui para a sustentabilidade financeira dos serviços prestados pela companhia. Considerando apenas Fortaleza, as ligações ociosas geram um impacto negativo de cerca de R$ 3 milhões por mês no faturamento da companhia, o que poderia ser revertido em novos investimentos e melhorias no saneamento da capital.
Para ampliar a adesão ao sistema em Fortaleza, a Cagece conta ainda com a atuação das equipes sociais da Ambiental Ceará. “A Parceria Público-Privada entre a Cagece e a Ambiental Ceará tem conseguido expandir a infraestrutura de esgoto nos municípios atendidos, mas esse trabalho só tem sentido se a população entender a importância de interligar os imóveis ao sistema”, reforça o gerente Comercial da Ambiental Ceará, Marcos Duque.
Com ação em formato de blitz, a empresa parceira da Cagece percorre bairros, incentivando os moradores a se interligarem à rede de coleta e tratamento de esgoto, a fim de garantir o alcance das metas do Marco Legal do Saneamento, com 90% de atendimento dos serviços de esgotamento até 2033.