Projeto Conexões Pacíficas: formação presencial para conselheiros municipais de educação aconteceu na Sedih nesta terça-feira (4)
5 de novembro de 2025 - 15:39 #formação #municipais #Projeto Conexões Pacíficas
Ascom Sedih - Texto e Fotos

Nesta terça-feira (4), a Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih) sediou formação presencial voltada a conselheiros municipais de Educação, com foco em justiça restaurativa e cultura de paz na prática escolar. A ação é parte do projeto Conexões Pacíficas, realizado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), com parceria da Sedih, da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Ceará (UNCME-CE).
Com a parceria firmada entre as instituições, busca-se o fortalecimento das temáticas no âmbito dos conselhos municipais de Educação, incentivando a integração de práticas restaurativas e de cultura de paz nos mais diversos segmentos do ambiente escolar.

“A justiça restaurativa e a mediação são o caminho para construirmos uma sociedade de paz. Com esse trabalho que realizamos aqui temos a possibilidade de sair do sonho e ir para a realidade, levando essas práticas para cada vez mais pessoas, por meio dos conselhos de educação, e transformando a realidade dos municípios”, afirma a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França.
A programação realizada na Sedih hoje (4) contou com a participação de mais de 100 pessoas, representando conselhos municipais de mais de 40 municípios engajados no projeto Conexões Pacíficas.
Durante o evento, o presidente do Instituto Terre des Hommes (TdH) Brasil, Renato Pedrosa, ministrou palestra apresentando orientações para a construção de um plano escolar de prevenção às diversas expressões de violência. O encontro contou também com palestra de Virginia Villagran, diretora da EEMTI Matias Beck, que apresentou a experiência da Escola na implementação de práticas restaurativas e mediação de conflitos. Encerrando a programação, os participantes integraram oficina de construção de planos de ação, ministrada por Nádia de Paula, coordenadora do eixo de Justiça Restaurativa, Mediação e Cultura de Paz da Sedih.