Sedih participa de seminário do MPT-CE sobre a invisibilidade do trabalho escravo doméstico

5 de novembro de 2025 - 15:20 # # #

Texto e fotos: Ascom Sedih

A Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) participa, nos dias 6 e 7 de novembro, do seminário “Por trás das portas: a invisibilidade do trabalho escravo doméstico”, promovido pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE). O evento tem como objetivo ampliar o debate público sobre essa forma de exploração laboral, reunindo diversas instituições para debater o tema.

Ao longo dos dois dias, especialistas e representantes de diversos setores abordam a efetivação dos direitos previstos na Lei Complementar nº 150/2015, que completa uma década, além de debater os impactos das desigualdades sociais na perpetuação do trabalho escravo doméstico e as estratégias de enfrentamento, prevenção e denúncia.

O seminário realizado pelo MPT-CE conta com parceria do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7), e conta com apoio, além da Sedih, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a Clínica de Trabalho Escravo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Instituto Dragão do Mar (IDM), a Secretaria do Trabalho, a Associação Tereza de Benguela, o Escritório Frei Tito de Alencar (ALECE), a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB-CE).

Serviço
Seminário “Por trás das portas: a invisibilidade do trabalho escravo doméstico”
Data: 6 de novembro (a partir das 13h) e 7 de novembro (a partir das 9h)
Local: Auditório do Ministério Público do Trabalho no Ceará (Avenida Almirante Barroso, 466 – Praia de Iracema, Fortaleza/CE)
Inscrições: https://forms.gle/JgbQiZ4BHcbBpzhNA
*Informações da Assessoria de Comunicação do MPT-CE: (85) 99123-0209.