Governo do Ceará inicia a Campanha Natal Ceará Sem Fome 2025 com a meta de arrecadar 100 mil brinquedos
7 de novembro de 2025 - 16:02 #arrecadação #brinquedos #campanha #Natal Ceará Sem Fome 2025
Vanessa Darj/Euziane Bastos - Ascom gabinete da primeira-dama - Texto
Claudiano Rocha - Fotos

Brinquedos arrecadados serão entregues no dia 22 de dezembro, durante a tradicional ceia natalina nas cozinhas do programa
O Governo do Ceará lançou, nesta sexta-feira (7), no auditório do Palácio da Abolição, a Campanha Natal Ceará Sem Fome 2025. Em sua terceira edição, a iniciativa tem como objetivo levar alegria e solidariedade às crianças atendidas pelo Programa Ceará Sem Fome, por meio da arrecadação e doação de brinquedos. Neste ano, a meta é arrecadar 100 mil unidades, 15 mil a mais que no ano anterior.
O lançamento contou com a presença da primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, além de representantes das secretarias estaduais, órgãos vinculados e pactuantes do programa. Durante o evento, foi destacada a importância da união entre governo, instituições e sociedade civil no fortalecimento das ações de combate à fome e promoção da dignidade.

A primeira-dama parabenizou o esforço dos participantes da campanha na arrecadação do ano de 2024, quando o Natal Ceará Sem Fome arrecadou 85 mil brinquedos; e relatou o sentimento de expectativa por parte das crianças que irão receber neste ano. “Muitas delas vivem em um contexto socioeconômico difícil em sua comunidade e passam, por algumas horas, por um momento de confraternização. Isso devido aos nossos servidores, porque começamos essa campanha internamente”, afirmou Lia.

A Secretaria do Planejamento do Ceará (Seplag) é uma das pastas que engaja na arrecadação de brinquedos para a campanha. Alexandre Cialdini, titular da secretaria, explica que, para além dos brinquedos, a Seplag contribui na interlocução com os órgãos doadores. “Vamos participar desse processo organizando e estruturando todos os órgãos, como autarquias, fundações, economias mistas, empresas públicas, organizações do terceiro setor e muito mais. E a ideia alvissareira é a de que possamos bater essa meta”, disse.
A partir desta segunda-feira (10), tem início o período de arrecadação interna entre órgãos e entidades do Governo do Ceará, que seguirá até o dia 30 de novembro. Já as entregas das doações deverão ser feitas entre os dias 1º e 5 de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, onde será montada uma estrutura especial para o recebimento e triagem dos brinquedos. A separação será feita por faixa etária, com o apoio de equipes de voluntários.
Confira os pontos de entrega para o público geral a partir do dia 1º de dezembro:
– Centro de Eventos do Ceará;
– Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece);
– Cineteatro São Luiz;
– Centro Dragão do Mar;
– Estação das Artes;
– Theatro José de Alencar.
A organização da campanha reforça que não serão aceitos brinquedos usados, quebrados ou que façam apologia à violência, como armas ou bonecos com instrumentos semelhantes.
Os brinquedos arrecadados serão entregues no dia 22 de dezembro, durante a Ceia Natalina das Cozinhas Ceará Sem Fome, que acontecerá simultaneamente nas mais de 1.300 cozinhas do programa, distribuídas pelos 184 municípios cearenses.
Natal Ceará Sem Fome

O Natal Ceará Sem Fome é uma campanha que visa arrecadar brinquedos para distribuir às crianças em situação de vulnerabilidade que são atendidas pelas Cozinhas do Programa Ceará Sem Fome.
A campanha é coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama do Estado do Ceará e conta com a participação das pastas do Governo estadual, órgãos vinculados, pactuantes do Programa e da própria sociedade civil. No ano de 2025, a campanha chega a sua terceira edição.
Mais informações em: www.cearasemfome.ce.gov.br ou @ceara.semfome