Sustentabilidade: Sefaz fortalece parcerias com Instituto Robótica Sustentável e Socrelp

24 de novembro de 2025 - 16:40 # # # # #

Vanessa Alves - Ascom Sefaz - Texto
Daniel Silva - Arte gráfica

Iniciativas fazem parte do programa Sefaz Solidária Sustentável (3S)

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) formalizou o Termo de Cooperação Técnica n.º 042/2025 com o Instituto Robótica Sustentável, a fim de implementar ações estruturadas de gestão ambiental e destinação adequada e responsável de resíduos eletrônicos e eletrodomésticos.

Mais especificamente, a cooperação, que integra o programa 3S, conduzido pela Coordenadoria Administrativo-Financeira (Coafi) da Sefaz, busca garantir o correto descarte e a logística reversa de equipamentos inservíveis, provenientes de unidades fazendárias, contribuintes, colaboradores e servidores, que agora dispõem de pontos de coleta para entrega voluntária.

Para o titular da Coafi, Thiago Bambirra, a parceria com o Instituto Robótica Sustentável reforça a vocação da Sefaz para uma gestão pública que combina inovação, responsabilidade socioambiental e eficiência. “Ao integrar tecnologia sustentável ao nosso cotidiano institucional, fortalecemos não apenas a capacidade da Secretaria de modernizar processos, mas também ampliamos o impacto social do programa 3S, ao estimular práticas que dialogam com educação, inclusão e preservação ambiental”.

O gestor acrescenta que “esse movimento gera benefícios diretos para a sociedade, ao aproximar o serviço público de soluções contemporâneas e sustentáveis, e reafirma o compromisso da Sefaz com um futuro mais responsável, inteligente e humano”.

Objetivos (ODS)

A parceria com o instituto visa cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil 11, 12, 13 e 17, traçados pela Organização das Nações Unidas (ONU), voltados para tornar cidades e comunidades sustentáveis, garantir padrões de consumo e produção sustentáveis, adotar medidas urgentes para combater a mudança global do clima, além de fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

O descarte dos equipamentos eletrônicos inservíveis pode ser realizado em geladeiras disponibilizadas nas sedes I, II – Espaço 3S, III e IV, Posto Fiscal Aeroporto e Célula de Execução da Administração Tributária (Cexat) Centro.

Cooperação com associação de catadores

Já a partir do termo de compromisso com a Sociedade Comunitária de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Pirambu (Socrelp), firmado em 2024, a Fazenda cearense destinou, até outubro deste ano, mais de 8,8 toneladas de resíduos para reciclagem, reduzindo o volume destes em aterros e ajudando famílias que trabalham na Socrelp.

A contribuição da Sefaz consistiu, até o referido período, em:

Papelão: 1022 kg
Papel: 941 kg
Plástico: 149 kg
Ferro/alumínio: 13 kg
Arquivo geral (papel): 6756,17