Projeto Acolher encerra o ano com edição no bairro Ellery e amplia alcance das ações em 2025
11 de dezembro de 2025 - 13:17 #Bairro Ellery #cidadania #Projeto Acolher
Ascom SPS - texto e foto

O Projeto Acolher realiza nesta sexta, 12, a última edição de 2025 no bairro Ellery, das 9h às 16h. A iniciativa da Secretaria da Proteção Social (SPS) leva serviços básicos e especializados para a população em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo o cuidado humanizado e o acesso a direitos.
Ao longo do dia, os moradores terão acesso à emissão de declarações para gratuidade de documentação e da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Também serão ofertados atendimentos de saúde e psicossociais voltados às políticas sobre drogas, com encaminhamentos para a rede psicossocial.
A Defensoria Pública do Ceará participa da ação com orientações e atendimentos jurídicos, incluindo consultas processuais e criminais, emissão de ofícios e encaminhamentos para seus núcleos. A programação inclui ainda serviços da Casa da Mulher, cortes de cabelo gratuitos, atividades infantis e distribuição de mudas de plantas medicinais, realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).
Jovens do bairro poderão receber orientações sobre cursos de qualificação profissional, primeiro emprego e elaboração de currículos. A edição também contará com serviços de saúde, atendimento ao cliente pela Cagece e ação de troca de lâmpadas antigas por modelos mais eficientes.
Entre janeiro e dezembro de 2025, o Projeto Acolher realizou 52 ações e registrou 38.189 atendimentos. Desde sua criação, em 2022, o programa acumula 164 edições e 137.813 atendimentos. Atualmente, conta com 25 parceiros que ampliam a oferta de serviços e reforçam o impacto das ações.
Em 2025, o Projeto Acolher esteve presente em diferentes municípios do estado, incluindo Paracuru, Aratuba, Granja, Pacatuba, Missão Velha, Itatira, Horizonte, Quixadá, Juazeiro do Norte, Icó e Maracanaú.
Segundo Theofilo Gravinis, coordenador de Interlocução da Política sobre Drogas (Cointer) da SPS, a interiorização das ações fortalece a presença do Estado nos territórios. “Realizar o Projeto Acolher nos diversos municípios do Ceará garante o compromisso de interiorizar as ações, ampliar a garantia de direitos da população mais vulnerabilizada e fortalecer as parcerias com prefeituras e secretarias municipais. Acreditamos que as ações de interiorização podem ampliar a qualidade de vida da população”.
Serviços:
Quando: 12 de dezembro de 2025, sexta-feira, das 9h às 16h
Onde: Rua Demóstenes de Carvalho, em frente ao número 396 – Bairro Ellery
Confira ações do Projeto Acolher
Emissão de carteira de identidade nacional e outros documentos;
Atendimentos psicossociais voltados para a política sobre drogas;
Encaminhamentos à rede psicossocial;
Encaminhamento de jovens para cursos de qualificação profissional e primeiro emprego;
Orientação para a população LGBTI+;
Atendimento ao eleitor; (TRE)
Orientação de consumidores; (Procon)
Abertura de processo de reclamação dos consumidores;
Orientações sobre alimentação saudável;
Corte de cabelo;
Atividades infantis;
Distribuição de mudas de plantas medicinais;
Serviço de saúde;
Atendimento ao cliente pela Cagece;
Atualização e Inclusão do Cadastro Único;
Declaração para gratuidade de documentação;
Orientações jurídicas;
Atendimento Odontológico
Oficina de arte e educação ambiental;
Orientação para mulheres em situação de violência;
Distribuição de coleiras antiparasitárias;
Aplicação de vacina antirrábica.