Safra de manga impulsiona oferta e abastece a Ceasa em Maracanaú

11 de dezembro de 2025 - 12:15 # # #

Helena Demes - Ascom Ceasa - Texto
Thiara Montefusco - Foto

O entreposto da Ceasa em Maracanaú registra um período de grande oferta de diversas variedades de manga, impulsionada pela plena safra nas regiões produtoras do Estado e também do Nordeste. Em destaque para as variedades das mangas Coité, Augusta, Espada, Itamaracá, Jasmim, Moscatel, Keitt, Palmer, Rosa e Tommy, com preços médios variando entre 40 e 90 reais a caixa de 20 quilos, dependendo da variedade do produto.

A produção da manga Coité, bastante procurada pelo público, tem como principais origens os municípios cearenses de Cascavel, Aquiraz e Mauriti, além de significativa participação de Quixeramobim. Já as mangas Augusta, Jasmim e Rosa são produzidas em grande escala no Litoral Leste, especialmente nas cidades de Cascavel, Pindoretama e Aquiraz. A manga Rosa também chega ao mercado, vinda de Maranguape.

Variedades irrigadas

As variedades irrigadas, como Keitt, Moscatel e Palmer, apresentam forte presença no mercado atacadista, abastecendo a Ceasa-CE a partir de áreas produtivas de Pindoretama, Aquiraz, Russas, Quixeramobim e Itapipoca, que vem ampliando sua participação na produção de manga. No caso da manga Tommy, além da oferta cearense, há volume significativo proveniente do Vale do São Francisco, especialmente dos municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), importantes pólos agrícola da região.

Neste período, o mercado se beneficia da plena safra de mangas regionais, que amplia a oferta, fortalece os produtores locais e contribui para a estabilidade dos preços no atacado da Ceasa em Maracanaú.

Para o analista de mercado da Ceasa-CE, Odálio Girão, o momento é especialmente favorável para consumidores e comerciantes. “O período de safra amplia significativamente a oferta e garante uma boa diversidade de variedades. Isso contribui para preços mais acessíveis e para a movimentação do mercado, fortalecendo tanto os produtores quanto o setor atacadista. A manga é uma das frutas mais procuradas nesta época, e a boa colheita nas regiões produtoras assegura um abastecimento regular e de excelente qualidade”, destaca ele.