Secretaria dos Direitos Humanos dá início ao projeto Lugares de Memória com instalação de primeira placa na UFC
11 de dezembro de 2025 - 12:00 #Lugares de Memória #Placa #SEDIH #Universidade Federal do Ceará
Gabriela Vieira - Ascom Sedih - Texto e fotos
Nome do fotógrafo - Foto

Na última terça-feira (9), a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) instalou a primeira placa do projeto Lugares de Memória, como parte da programação da Semana dos Direitos Humanos. O projeto objetiva sinalizar locais de memória do período da ditadura militar, possibilitando um resgate histórico e a reconstrução da verdade.
A primeira placa foi instalada em sala da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde funcionou o Serviço Nacional de Informações (1971 – 1986) no âmbito da Universidade durante a ditadura, ligado às ações de inteligência do regime autoritário.

O eixo Memória, Verdade e Justiça da Sedih atua com objetivo de trazer à tona a história da ditadura militar no Brasil, a partir da construção de uma política estadual de preservação da memória. Ao longo de 2026 devem ser instaladas mais de 30 placas do projeto, contemplando outros locais.
O lançamento da primeira placa contou com a presença da secretária executiva dos Direitos Humanos da Sedih, Marianne Gondim, da secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sedih, Ana Aragão, da orientadora de célula da Sedih, Lúcia Alencar, do reitor da UFC, Custódio Albuquerque, e do presidente da Comissão de Direitos Humanos da UFC, Rafael Silva.
