Pelo programa FORtaleCE, Governo e Prefeitura entregam novo espaço de lazer e convivência no Jardim América
29 de dezembro de 2025 - 20:48 #Jardim América #Lazer e convivência #Praça do Capim #Programa FORtaleCE
Eliezio Jeffry - Ascom Casa Civil - Texto
Estácio Jr - Casa Civil - Foto

Obra da Praça do Campim, aguardada há décadas pelos moradores, foi retomada e concluída na atual gestão
Da calçada de casa, a partir de agora, José Alberto vai poder acompanhar os dois filhos, Noemi e Calebe, brincando na Praça do Campim, no Jardim América. O espaço, que há mais de 60 anos aguardava uma revitalização, segundo Alberto, ganhou áreas de lazer, esporte e convivência. A ação faz parte do programa FORtaleCE, do Governo do Ceará, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza.

“Essa praça é uma melhoria para toda a comunidade e veio para o nosso bem-estar, assim como para o bem-estar dos nossos filhos, das crianças. Está sendo uma bênção, porque a gente não precisa se deslocar para outros locais mais distantes. No nosso bairro, agora temos uma praça, finalmente, depois de 60 anos”, afirmou Alberto.
A cerimônia de inauguração, realizada nesta segunda-feira (29), contou com a presença da vice-governadora Jade Romero e do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, que, ao chegarem ao bairro Jardim América, realizaram visita ao equipamento.

De acordo com Jade Romero, a soma de esforços que resulta no programa FORtaleCE vem requalificando a cidade. “Fortaleza tem que ser a capital de todos e de todas. Essa é uma oportunidade não só para as crianças e suas famílias, mas, sobretudo, para a nossa juventude”, pontuou.
O prefeito da Capital, Evandro Leitão, ressaltou a importância do FORtaleCE, que resulta em entregas como a Praça do Campim à população de Fortaleza. “É dessa forma, com muito trabalho e parceria, que nós estamos conseguindo fazer entregas de equipamentos como esse, que valorizam a população da região. Portanto, estou muito feliz em concluir o ano fazendo entregas”, ressaltou Evandro Leitão.

Passado de abandono
Lama, mato e abandono. Esse era o passado da Praça do Campim, conforme narram os moradores da região. José Alberto conta que “quando chovia, tudo alagava”. “Não vai ter mais aquela quantidade de insetos, lixo e lama que tinha. As crianças poderão brincar à vontade”, comemora.

Lucy Maryy, que nasceu e cresceu na casa onde hoje também abriga seu comércio, relata que o mato dominava o local. Com a revitalização, até seu imóvel passou a se valorizar. “Tudo que não prestava tinha aqui. Agora está uma maravilha e já tem gente querendo comprar minha casa. Antigamente ninguém queria, agora querem. A gente era um povo esquecido aqui, mas agora a região se valorizou bastante”, conta.

Agora, totalmente revitalizada, a Praça do Campim foi aprovada pelo aposentado José Nobre. “A intervenção com essa reforma ficou excelente para nós, porque aqui não tinha essa praça. Antigamente, era como se fosse só um campo, e com a pracinha ficou muito bom não só para a gente, mas principalmente para as crianças”, avaliou.

Obra retomada e concluída na gestão atual
A Praça do Campim, que teve as obras retomadas e concluídas na gestão atual, conta com área de 2.411,22 m². O investimento no projeto foi de R$ 919.429, contemplando a instalação de piso intertravado, sistema de drenagem, nova academia ao ar livre e playground, além de uma mini areninha para práticas esportivas. O espaço também ganhou novo paisagismo e mobiliário urbano, como bancos e lixeiras, favorecendo o uso do local por famílias, crianças e idosos.

A nova praça será mais um ponto onde Marcus Mizaell pretende atuar. Aos 26 anos, ele empreende no ramo alimentício com a venda de churros. “Esse tipo de local é muito importante porque atrai o público, com pessoas querendo passear e que estão dispostas a comprar alguma coisa para seus filhos ou para elas mesmas, e eu vou poder ganhar um dinheiro para contribuir com a minha renda”, concluiu Marcus.
