CGE amplia auditorias estratégicas e consolida boas práticas de controle interno em 2025
19 de janeiro de 2026 - 15:13 #auditorias estratégicas #Boas Práticas #CGE #controle interno
Ascom CGE

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) apresentou o balanço das ações de 2025, evidenciando avanços expressivos na Auditoria Interna Governamental, que se consolidou como referência na promoção da transparência, da boa governança e no fortalecimento do controle interno no Ceará. Ao longo do ano, as auditorias priorizaram o aperfeiçoamento dos processos internos dos órgãos e entidades estaduais, contribuindo de forma direta para o fortalecimento da gestão pública e para a ampliação da eficácia e da qualidade dos serviços prestados à população.

Entre as auditorias destacaram-se as avaliações realizadas nos processos finalísticos de Acompanhamento e Prestação de Contas de Projetos Culturais da Secretaria da Cultura (Secult), com objetivo de assegurar que os benefícios culturais alcancem a sociedade com qualidade, responsabilidade e uso racional dos recursos públicos e; dos Exames de Habilitação do Detran, com vistas a assegurar a segurança viária, a integridade, a transparência, a credibilidade do sistema de habilitação e a confiança da sociedade nos serviços prestados pelo Estado.

Paralelamente, a CGE ampliou a implementação da gestão de riscos por meio de atividades de auditoria com prestação de consultorias especializadas oferecidas a órgãos como a SDA, Casa Civil, SCidades, SRH e SOP, apoiando gestores no mapeamento e na mitigação de riscos institucionais, visando melhorar a entrega dos serviços, tornando-os mais eficientes, eficazes e com melhor qualidade. Ainda, com prestação de consultorias, foram realizadas capacitações voltadas às assessorias de controle interno e a disponibilização de guias técnicos, a exemplo de guias sobre conformidade contábil, gestão de contratos terceirizados e implementação da gestão de riscos. Essas iniciativas contribuíram para o fortalecimento das práticas preventivas e para a elevação do nível de maturidade do controle interno no Estado.

No campo dos financiamentos externos, a CGE realizou auditorias de regularidade em processos do Projeto São José III executado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), no âmbito de financiamentos do Banco Mundial, assegurando maior rigor e transparência na aplicação dos recursos. Outro destaque foi a participação na formulação do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) relacionado à administração de bens imóveis do Estado, instrumento que estabelece critérios para padronizar procedimentos e solucionar divergências na gestão patrimonial.

A atuação da Auditoria Interna também alcançou reconhecimento em âmbito nacional, com a participação de auditores da CGE em validações externas do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), representando o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). Além disso, a Rede de Auditoria Interna do Poder Executivo Estadual foi fortalecida por meio de encontros que abordaram temas como melhores práticas, cibersegurança e monitoramento de recomendações. O conjunto dessas ações reforça o compromisso da CGE com a modernização da gestão pública e com a entrega de valor à sociedade cearense.