Sedih realiza seminário sobre prevenção e enfrentamento ao trabalho análogo à escravidão
29 de janeiro de 2026 - 13:20 #análogo à escravidão #Enfrentamento #prevenção #SEDIH
Beatriz Vasconcelos - Ascom Sedih - texto
Gabriela Vieira - Sedih - fotos

Com o tema “Trabalho Escravo Contemporâneo: por que ainda falamos disso?”, a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) realizou, na última quarta-feira (28), um seminário em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. A atividade integrou a programação da Semana de Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo e reuniu profissionais da rede socioassistencial, das forças de segurança e de órgãos que atuam diretamente no atendimento à população.
Realizado na sede da Sedih, o seminário, considerado o ponto alto da Semana, contou com a participação de representantes de 57 municípios cearenses, mobilizados em parceria com a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).

A programação teve início com uma solenidade de abertura com a presença de autoridades atuantes na temática e seguiu com debates voltados à qualificação dos participantes. Ao longo do encontro, foram realizadas três mesas temáticas que abordaram a identificação e a diferenciação entre trabalho escravo contemporâneo e irregularidades trabalhistas, a incidência do tráfico de pessoas para fins de exploração laboral, os fluxos de atendimento às vítimas e o papel do sistema de justiça no enfrentamento ao crime.
“É muito importante que a gente chame atenção sobre a existência desse crime, para que possamos enfrentá-lo. Em um Estado libertário como o Ceará, não podemos tolerar a agressão aos direitos fundamentais e à dignidade dos trabalhadores”, pontua a secretária estadual dos Direitos Humanos, Socorro França.
Participaram dos debates representantes da Sedih, do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE/CE) e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

O seminário reforçou a importância da atuação integrada entre os diversos órgãos e do fortalecimento da rede de atendimento nos municípios, contribuindo para o avanço das políticas públicas de prevenção e enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo no Ceará.
Promovida entre os dias 26 e 30 de janeiro, a Semana tem como objetivo fortalecer a prevenção ao trabalho análogo à escravidão, ampliar o conhecimento da população sobre essa grave violação de direitos e qualificar profissionais para reconhecer, orientar, acolher e encaminhar possíveis vítimas.