Com crescimento na exportação de frutas, Complexo do Pecém marca presença na maior feira do setor, realizada na Alemanha
5 de fevereiro de 2026 - 09:41 #exportação #Pecém
Ascom Complexo do Pecém - Texto e Foto

O Complexo do Pecém está presente esta semana na Fruit Logistica, o maior evento do mundo da cadeia produtiva de frutas, legumes e verduras, realizado em Berlim, na Alemanha. O Complexo leva à feira os principais produtos e diferenciais do Estado na produção e exportação de frutas, contando com a participação da Secretaria do Desenvolvimento do Ceará (SDE) e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri).
“Estar em Berlim, no principal evento global do setor de frutas, é fundamental para ampliar a presença internacional do Complexo do Pecém e do Ceará. Em 2025, tivemos um crescimento de 14% nas exportações de frutas, reflexo de uma logística cada vez mais eficiente e integrada. A partir dos negócios e conexões estabelecidos nesta feira, nossa expectativa é acelerar ainda mais esse crescimento nos próximos anos”, ressalta Max Quintino, presidente do Complexo do Pecém.
A temporada de exportação de frutas pelo Porto do Pecém ocorre principalmente de agosto a fevereiro. Em 2025, as frutas mais exportadas foram melões, melancias e mamões (papaias) frescos, que registraram aumento de 27%, reforçando a vocação do porto para o agronegócio exportador.
A comitiva do Ceará conta também com André Magalhães, diretor comercial do Complexo do Pecém; Raul Viana, gerente de Negócios Portuários; e Elmo Aguiar, presidente da Adagri.
“A nossa missão é estar junto das empresas cearenses que estão certificadas e também buscar desenvolvimento para os próximos anos. A Adagri é um orgão que acompanha a certificação desses produtos e garante a segurança alimentar do que é produzido pelas empresas exportadoras. Estar aqui reforça a importância desse mercado para o nosso Estado”, aponta Elmo.
A Fruit Logistica teve início nesta quarta (4) e segue até sexta (6), reunindo cerca de 2.600 empresas expositoras de quase 150 países dos cinco continentes. Os produtos e serviços são vistos por um público de mais de 60 mil pessoas.