Governo do Ceará encaminha Projeto de Lei à Alece que iguala valor do auxílio-alimentação dos militares aos demais servidores
25 de fevereiro de 2026 - 11:49 #auxílio alimentação #forças de segurança #projeto de lei #valorização
Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - texto
Thiago Gaspar - Casa Civil - fotos

Com a alteração, militares terão ganho de quase 30% no benefício; o vale também será fixo mensal para todas categorias das Forças de Segurança
O governador Elmano de Freitas assinou, nesta quarta-feira (25), um Projeto de Lei com novas regras sobre o pagamento do auxílio-alimentação para as Forças de Segurança do Ceará. A Mensagem, que segue para Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), iguala o valor do benefício dos militares aos demais servidores estaduais e estabelece que seja pago mensalmente e de forma linear a todas as categorias das Forças de Segurança do Estado, contemplando mais de 31 mil servidores.
O anúncio aconteceu após reunião com a participação da cúpula da Segurança Pública; do secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini; do secretário-Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; do procurador-geral do Estado, Rafael Machado; do presidente da Alece, Romeu Aldigueri; entre outras autoridades.

“Esse é um assunto histórico. Estamos realizando um ato de muita justiça, que é o auxílio-alimentação dos nossos profissionais da Segurança. Hoje, estamos realizando justiça para que o valor pago ao bombeiro e policial militar seja o mesmo dos demais servidores civis. Teremos o alimentação com o mesmo valor para todos os servidores do Estado, que são cerca de 60 mil”, afirmou o governador.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, destacou que a proposta representa valorização dos profissionais que se dedicam a proteger os cearenses. “O governador tem demonstrado sensibilidade com as Forças de Segurança. São diversas ações, como o sistema de metas, aumento de gratificação para apreensão de armas de fogo, hora extra, viaturas com blindagem. O auxílio-alimentação é mais uma dessas decisões importantes”, disse.
Com a alteração, os militares, que tinham um auxílio-alimentação abaixo dos demais servidores, passam a receber igual. Para eles, o aumento representa quase 30%.

Os comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro Militar do Ceará ressaltaram o impacto da medida. “Dos cerca de 60 mil beneficiados [com o auxílio], cerca de 22 mil são policiais militares. Agradecemos pelo reconhecimento”, pontuou o comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio. “Isso é valorização do homem e da mulher que fazem parte do Corpo de Bombeiros”, acrescentou o coronel Cláudio Barreto, comandante do CBMCE.

Na Mensagem enviada à Alece, as carreiras de delegado, médico perito e perito criminal/legista também passam a ser incluídas no benefício. O delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutiérrez, e o perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, avaliam que, além da equiparação, ganha-se muito com a linearidade do benefício, evitando distorções no pagamento, especialmente quanto aos profissionais que trabalham em plantão.

“Mais um ato que mostra a preocupação com nossos policiais. Essa uniformização do vale mostra que estamos avançando, com mais equilíbrio independente de cargo e função”, pontuou Gutiérrez. “É um ganho real importante. Antes só parte da Perícia recebia o auxílio. Agora, vai ser 100%. Isso é integração”, concluiu Torres.
