Pela primeira vez na história, uma mulher assume o comando do QCG da PMCE

9 de março de 2023 - 15:48 # # # #

Ascom SSPDS - Texto

Na data em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, assumiu o comando do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Ceará (QCG), a tenente-coronel Vanesca Francisca Lopes de Sousa. A oficial é a primeira mulher na história da corporação a assumir tal função.

Segundo a tenente-coronel Vanesca, seu maior objetivo ao assumir a função de comandante do QCG será servir da melhor maneira possível o público interno e a sociedade em geral, fazendo com que todos se sintam acolhidos e muito bem recebidos na instituição.

“Nessa data especial na qual celebramos o Dia Internacional da Mulher, nós policiais militares femininas sentimo-nos prestigiadas com tamanha distinção, ao tempo em que tenho ciência da responsabilidade e do grande desafio que é ser a primeira mulher da corporação ao assumir o comando do quartel do comando geral (QCG)”, ressaltou a tenente-coronel.

Tendo entrado nas fileiras da corporação em fevereiro de 1995, a oficial conta em seu currículo com diversos cursos na carreira militar, tais como: segurança de autoridades, aperfeiçoamento de oficiais, manuseio técnico e psicológico de arma letal, especialização em altos estudos de segurança pública e brigada de incêndio.

Em seus 28 anos de serviços prestados à sociedade cearense, a oficial foi condecorada com as seguintes as medalhas: José Moreira da Rocha, José Martiniano de Alencar, Desembargador Moreira e Machadinha Simbólica. Ela recebeu ainda as barretas de Ensino e Instrução e Mérito Policial.