Seplag cumpre meta de projetos de assistência à família do Fecop

15 de julho de 2016 # # # # # # #

É a terceira vez consecutiva que a setorial alcança o resultado

Pela terceira vez consecutiva, a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Coordenadoria de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza e Inclusão Social (CCOPI), cumpre a meta “Percentual de projetos de assistência à família financiados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) com marco lógico”. O resultado é relativo ao primeiro semestre de 2016, indicador primário, previsto no Programa para Resultados (PforR), do Banco Mundial.

A meta prevista para o período de janeiro a junho de 2016 compreende a construção do Marco Lógico, correspondente a 55% do total de projetos de assistência às famílias, financiados pelo Fecop, tomando como base o número de projetos de assistência à família, existentes no ano de referência (2016), aprovados pelo Conselho Consultivo de Políticas de Inclusão Social (CCPIS).

Nesta terceira vez do cumprimento da meta, contando com a participação colaborativa de cinco Secretarias Setoriais, a Coordenadoria de Promoção de Políticas de Combate à Pobreza e Inclusão Social trabalhou dez projetos, metodologicamente selecionados, sendo um da Secretaria da Cultura; dois do Gabinete do Governador; três da Secretaria do Desenvolvimento Agrário; e quatro da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.

O trabalho foi desenvolvido mediante a execução de um cronograma de atividades, que contou com o estabelecimento prévio de diretrizes, bem como realização de oficinas voltadas para a formalização de orientações, revisões e resultados, findando com a reunião das informações produzidas, consolidadas através de relatório.

O público alvo envolveu articuladores e técnicos oriundos dos respectivos órgãos setoriais, responsáveis pelos projetos selecionados, cuja condução das atividades coube à Coordenadoria liderar, sob a assessoria do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Na primeira edição do cumprimento da meta, no primeiro semestre de 2015, alcançou-se o percentual correspondente a 22,5%, sendo consolidado um total 17 projetos com matrizes lógicas devidamente constituídas.

Na segunda edição do cumprimento da meta, no segundo semestre de 2015, foram alcançados 45% do total de projetos, sendo, nesta ocasião, trabalhados mais 27 projetos, com matrizes lógicas prontamente construídas.

O cumprimento da meta nesta terceira edição, consubstanciada mediante relatório demonstrativo, protocolado em 30 de junho de 2016, junto a Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP), no Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), resguarda, em favor do Governo do Ceará, um desembolso da ordem de U$ 3.444.000,00, por parte do Banco Mundial. A próxima meta, a ser alcançada até 31 de dezembro de 2016, é de 70%.

15.07.2016

Assessoria de Comunicação da Seplag
Luiz Pedro Neto e Joanna Cruz – (85) 3101.4495