Governo do Estado celebra Dia do Ouvidor destacando a importância da função na gestão pública

16 de março de 2017 - 18:38 # #

WEB MVS2242
Durante a cerimônia, as ouvidoras da Cagece, Arce e Funece foram agraciadas com medalhas de reconhecimento pelo desempenho em 2016

O Governo do Estado, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) comemorou nesta quinta-feira (16), em cerimônia no Palácio da Abolição, os 14 anos de criação do órgão de Controle Interno cearense e o Dia Estadual do Ouvidor. A solenidade foi marcada pela entrega da Medalha em Reconhecimento pela Contribuição ao Sistema de Controle Interno às ouvidorias setoriais que mais se destacaram em 2016.

WEB MVS2257“Hoje nós estamos celebrando, além do aniversário de criação da CGE, o papel de um agente muito importante na gestão pública. Aquele que se coloca como porta de entrada para mediar o relacionamento entre cidadão e Estado”, destacou o secretário de Estado Chefe da CGE, Flávio Jucá, sobre a importância do ouvidor para o processo de controle social no Estado.

Representando o governador Camilo Santana, o secretário de Estado Chefe da Casa Civil, Nelson Martins, parabenizou os ouvidores pela data e destacou a importância do órgão central de controle para o Estado. “Realizando atividades ligadas à ouvidoria e auditoria, a CGE não deve ser pensada de forma punitiva, mas sim como um órgão que trabalha com base na prevenção, buscando sanar as fragilidades encontradas no serviço público. Assim, nós reconhecemos a importância do órgão como algo necessário para a gestão”, frisou.

Ouvidoria e Cidadania

Marcando o evento, a advogada e doutora em administração pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV), Luciana Zafallon, ministrou a palestra “Ouvidoria e Cidadania: participação social e valorização de mecanismos de exercício da vontade popular”.

“A ideia de aproveitar o Dia do Ouvidor para ter um diálogo mais aprofundado sobre o papel da função nas relações entre o Estado e o cidadão, nos permite avançar em duas linhas de pensamento, uma voltada para como a Ouvidoria se insere no processo de democratização do país e outra no papel da Ouvidoria na gestão pública”, destacou.

Medalha em Reconhecimento

Ainda durante o evento, as três ouvidorias que mais se destacaram em 2016, segundo a Avaliação de Desempenho das Ouvidorias Setoriais do Poder Executivo Estadual, receberam a Medalha em Reconhecimento pela Contribuição ao Sistema de Controle Interno. As ouvidorias da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece) foram homenageadas.

“Em 2016, a Cagece recebeu cerca de 25 mil demanda. Esse número é bem expressivo e requer um empenho muito grande por parte de todos que trabalham na equipe. Mas mesmo com tantas demandas, nós temos sempre o cuidado de ouvir o cidadão e compreender suas expectativas, tentando sempre oferecer o melhor serviço possível”, destacou a ouvidora da Cagece, Edênia Uchôa, que falou em nome das agraciadas.

Na ocasião, também foi homenageada a teleatendente da Central de Atendimento Telefônica 155, Roberta Honorato, que recebeu das mãos do secretário de Estado da CGE e da orientadora da Célula de Atendimento 155, Zeneide Araújo, a Medalha e o Certificado em Reconhecimento pelos serviços prestados ao cidadão por meio da Central 155.

16.03.2017

Fotos: Marcos Studart / Governo do Ceará

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br )
Géssica Saraiva – Assessora de Comunicação ( gessica.saraiva@cge.ce.gov.br )
Camila Lins – Assistente de Publicidade ( camila.lins@cge.ce.gov.br )
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

Expediente imprensa 09jan 2017-01