Anel Viário: consórcio vencedor de licitação retoma as obras ainda neste semestre

4 de maio de 2017 # #

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O secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes, e o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Diógenes Linhares, receberam nesta quinta-feira (4) representantes das empresas que compõem o consórcio vencedor da licitação para o término das obras no Quarto Anel Viário. Também participaram do encontro o superintendente do Departamento Estadual de Rodovias (DER), Sérgio Azevedo, e o coordenador de Transportes e Obras da Seinfra, André Pierre.

A previsão é que as obras recomecem ainda neste semestre e devem ficar prontas em até dois anos e meio. O certame para finalizar a implantação e duplicação das obras do Anel Viário aconteceu em março de 2017 e foi no modelo de Regime Diferenciado de Contratação Integrado – RDCI, em que o consórcio ganhador executa o projeto executivo, os estudos ambientais, a obtenção das licenças, o levantamento das áreas de desapropriação e a obra.

Os trabalhos do Anel Viário tiveram início em janeiro de 2012, após a assinatura de convênio entre os Governos Estadual e Federal, em 2011. O Estado, através do DER, órgão vinculado à Seinfra, assumiu a execução da obra, com recursos do DNIT. Atualmente os serviços apresentam 60% de execução, tendo sido concluídas as pontes localizadas sobre o Rio Coaçu, Rio Gavião e Rio Siqueira, além de quatro viadutos: o do entroncamento da CE-065, BRs-020/222, Nova Metrópole e Tronco Norte.

A pista duplicada é feita em pavimento de concreto, por apresentar mais resistência e durabilidade. A existente possui 11 metros de largura. Ao fim das obras, sua medida horizontal será triplicada. Serão 16,5 metros de cada lado, totalizando 33 metros. A extensão inclui canteiro central, ciclovias laterais, retornos, acostamentos, nova sinalização e faixa de segurança.

Mobilidade e logística de transporte na Região Metropolitana

Ao todo, o Anel Viário tem 32 quilômetros de extensão, com início na CE-040 (Eusébio). O trecho cruza a BR-116 (Itaitinga), passando ainda pela CE-060 (Maracanaú), CE-065 (Maranguape) e BR-020 (Caucaia), seguindo até Avenida Mister Hull (BR-222, também em Caucaia). A reforma do trecho permitirá melhoria no tráfego da Região Metropolitana de Fortaleza, principalmente em Maracanaú, que conta com um Distrito Industrial e a Central de Abastecimento do Ceará-Ceasa/CE; em Maranguape e Caucaia. A duplicação também faz parte do Plano de Logística de Transporte do Porto do Pecém.