Conselho de Análise do ODP.Ceará realiza primeira reunião técnica

15 de setembro de 2017 - 17:34 # # #

Assessoria de Comunicação da CGE - 85 3101.3474 Flávia Salcedo - Coordenadora de Comunicação (f flavia.salcedo@cge.ce.gov.br ) Géssica Saraiva - Assessora de Comunicação ( gessica.saraiva@cge.ce.gov.br ) Camila Lins - Assistente de Publicidade ( camila.lins@cge.ce.gov.br )

Dando continuidade ao processo de implantação do Observatório da Despesa Pública do Estado do Ceará (ODP.Ceará), foi realizada, na última quinta-feira (14), a primeira reunião técnica do Conselho de Análise do ODP.Ceará, que será responsável por acompanhar as atividades desenvolvidas pelo Observatório. Na ocasião, foram apresentados os membros do conselho, as atribuições da cada componente e o início do processo de Planejamento Estratégico da Rede ODP.

Instituído pelo decreto nº32.278/17, que regulamenta a implantação do Observatório no Estado do Ceará, o Conselho de Análise tem como principais funções gerar demandas de temáticas para subsidiar as atividades, realizar análise e sínteses sobre o material produzido, definir sobre o processo de difusão das informações obtidas e indicar membros para a composição de sub-grupos que atuarão no processo de produção do ODP.Ceará.

Além do Conselho de Análise no nível estratégico, o ODP.Ceará conta com o Grupo de Ligação no nível tático, de caráter temporário, de acordo com o tema proposto, e com a Unidade de Produção e Memória no nível operacional, vinculada à Célula de Informações de Controle da Coordenadoria de Ações Estratégicas da CGE.

“A estruturação do ODP.Ceará está alinhada com a metodologia repassada pela CGU e permitirá que a CGE possa fortalecer sua atuação preventiva, antecipando situações críticas, construindo cenários estratégicos e fornecendo informações para produzir conhecimentos”, pontuou o coordenador de Ações Estratégicas do órgão, Marcelo Monteiro.

Para o secretário adjunto da CGE e coordenador do Conselho de Análise, Marconi Lemos, o ODP.Ceará representa a oportunidade de ganho de eficiência na realização das atividades da CGE e de maior segurança para os gestores dos órgãos e entidades do Poder Executivo.

Entenda

Em janeiro de 2016, a CGE firmou um termo de cooperação técnica com o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) para a criação e implantação do Observatório da Despesa Pública do Estado, com o objetivo de compartilhar experiências, informações e tecnologias a fim de contribuir para aprimoramento do controle interno e de servir como ferramenta de apoio à gestão pública. A implantação do Observatório também visa contribuir para o aprimoramento das atividades de controle interno no Estado.