Energia: governador se reúne com grupo chinês interessado em instalar unidade no Brasil

19 de setembro de 2017 # # # #

Thiago Cafardo - Porta-voz do governador Fotos: ASCOM/Governo do Ceará

 

CHINT Group, uma das maiores empresas do mundo do setor de energia, enviará equipe para conhecer o Ceará e avalia instalação de unidade na ZPE

No segundo dia de sua missão oficial na China, o governador Camilo Santana se reuniu nesta terça-feira (19), em Hangzhou, com os diretores do CHINT Group, uma das maiores empresas do mundo na área de energia. Em discussão, a implantação de uma unidade da companhia na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no Pecém. Durante o encontro, ficou acertado que uma missão do CHINT Group, com técnicos e diretores, visitará o Ceará ainda este ano para conhecer o estado e, em especial, a área da ZPE.

“Foi uma reunião muito proveitosa. Apresentamos as potencialidades do Ceará, incluindo a ZPE, e saio muito otimista com a possibilidade de instalarem uma unidade no Ceará. Eles querem visitar nosso estado e mandarão, em breve, técnicos e engenheiros para conhecerem a ZPE”, disse o governador Camilo Santana, que realizou uma visita técnica à fábrica da empresa, em Hangzhou, acompanhado da vice-presidente do grupo, Lily Zhang.

“O CHINT Group é uma das maiores empresas do segmento do mundo, não só na fabricação de equipamentos de energia, mas também de painéis solares com alta tecnologia. O Ceará tem grande potencial para a produção de energias renováveis, o que aumenta nosso otimismo para atração investimento nessa área. É uma fábrica deste tipo que eles querem instalar no Brasil”, afirmou o governador.

Agenda

Nesta quarta-feira, em Pequim, o governador Camilo Santana se reunirá com investidores interessados no Acquario do Ceará e, mais tarde, com o embaixador do Brasil na China, Marcos Caramuru.

Na última segunda-feira, a comitiva cearense se reuniu com diretores da empresa multinacional chinesa Meheco (Medical Health Company), quando foi assinado um Memorando de Entendimento (MOU) para o desenvolvimento de soluções para a implementação, construção, financiamento e operação de projetos na área da saúde. Entre as ações está a instalação de unidade para fabricação de montagem de máquinas de alta complexidade e imagens (tomógrafos, raios-x, ultrassons) na ZPE.

Também na segunda-feira, o governador Camilo Santana se reuniu com o diretor para a África e Américas do Banco de Desenvolvimento da China (China Development Bank), Tian Yunhai. O encontro teve como foco discutir a participação do banco em programas e projetos apresentados pelo Estado. Atualmente, o CDB tem ativos no valor de 2,2 trilhões de dólares e o Brasil tem sido o principal parceiro para operações no mundo.

Facebook

Em vídeo gravado em Pequim, o governador Camilo Santana informou aos internautas que, devido à missão comercial na China, o bate-papo ao vivo de todas as terças-feiras não poderia ser realizado e que voltará normalmente no próximo dia 26. “Quero agradecer aos internautas e informar que na próxima terça-feira, às 13 horas, estaremos juntos para nossa conversa semanal”.