Seminário lança Qualificação em Desenvolvimento Infantil

22 de setembro de 2017 - 12:43 # # # # #

Déborah Vanessa e Wiarlen Ribeiro - Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
Cristiane Bonfim - Assessoria de Comunicação da Sesa
Lia de Paula - Fotógrafa

Iniciativa do Gabinete da Primeira-Dama e ESP/CE reunirá agentes de saúde de todo o Ceará no Centro de Eventos

O Governo do Ceará, através do Gabinete da Primeira-Dama e da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realizará na próxima terça-feira (26) o lançamento estadual do Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil. A abertura da capacitação será com o Seminário “Compreendendo o Desenvolvimento Infantil”, a partir das 8 horas, no Centro de Eventos do Ceará. O seminário reunirá profissionais de saúde dos 184 municípios cearenses, entre agentes comunitários de saúde, coordenadores da Atenção Primária e secretários de Saúde, com o objetivo de capacitar esses profissionais e gestores na temática da Primeira Infância. A cerimônia contará com a presença da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

No seminário serão abordados temas do Desenvolvimento Infantil em conferências, palestras e mesas redondas conduzidas por especialistas da área. O projeto conta, também, com a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Instituto da Primeira Infância (Iprede).

O seminário faz parte da primeira etapa de capacitação dos agentes comunitários de saúde em desenvolvimento infantil. Ao todo, o curso terá carga horária de 100 horas/aulas, sendo 60 horas online, orientadas para a iniciativa “Família Brasileira Fortalecida na Atenção à Primeira Infância”, e 40 horas divididas entre encontros presencias e atividades práticas com temáticas sobre desenvolvimento infantil, atenção à saúde, cultura de paz e educação na infância.

Além da formação dos profissionais, a proposta objetiva, no final de seu programa, entregar à gestão municipal um diagnóstico situacional da primeira infância e um projeto de intervenção local, a ser construído durante o processo de formação. Esse documento será apresentado a cada uma das cidades contempladas com a formação.

A capacitação permitirá aos profissionais identificar aspectos do desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social da primeira infância, bem como do olhar interessado para essa temática no território. Aformação contemplará ainda os municípios com um diagnóstico situacional e um plano de intervenção para a primeira infância de cada cidade.

Família Brasileira Fortalecida

O curso Família Brasileira Fortalecida foi desenvolvido pela Rede de Educação à Distância (READS) e é promovido pelo Governo do Ceará, por meio do Gabinete da Primeira-Dama, da Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com o Unicef, Iprede e Universidade Federal do Ceará (UFC) e realizado pela ESP/CE. A iniciativa da formação em desenvolvimento infantil integra o pilar Tempo de Crescer do Programa Mais Infância Ceará, que promove a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.

Serviço
Lançamento estadual do Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil
Dia: 26 de setembro (terça-feira)
Hora: 8 horas
Local: Centro de Eventos do Ceará

Ouça:

A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, que estará presente no evento, dá mais informações sobre o Seminário.

Onélia Santana ainda comenta sobre a importância dos investimentos que estão sendo realizados pelo Estado no setor.