Universidade Vale do Acaraú completa 49 anos e recebe sessão solene na AL

24 de outubro de 2017 # # # #

Giuliano Vandson - Gestor de Célula/Secretarias
Tiago Stille - Fotógrafo

A Universidade Vale do Acaraú (UVA) completou 49 anos de fundação, nesta segunda-feira (23), e foi homenageada em solenidade na Assembleia Legislativa do Ceará. O requerimento foi realizado pela deputada Augusta Brito, juntamente com os deputados Carlos Felipe e com o presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque.

A instituição foi criada em 1968, por iniciativa do Cônego Francisco Sadoc de Araújo, com o nome de Universidade Vale do Acaraú. Em 1984, o Governo do Ceará a transforma em universidade estadual.

Atualmente a UVA conta com Centros de Ciências Agrárias e Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e Tecnologia, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Filosofia, Letras e Educação. A instituição possui 20 cursos de graduação, 52 de especialização e três de mestrado.

“É muito importante homenagear uma instituição como a UVA, pois ela tem um importantíssimo papel na formação dos educadores do Ceará. A universidade tem dado oportunidade a todos que vivem no interior do Estado e, principalmente na região de Sobral, de cursar uma graduação”, destacou Augusta Brito que foi aluna de gradução da universidade.

Durante a cerimônia dos 49 anos da UVA, quatro personalidades que contribuíram para a história e para o avanço da instituição, receberam homenagens na sessão solene: a vice-governadora Izolda Cela, o atual reitor da UVA, Fabianno Cavalcante, o secretário da Fazenda, Mauro Filho, e o ex-governador Cid Ferreira Gomes.

“A Universidade Vale do Acaraú é uma instituição importante na região Norte, que com certeza se constitui em um vetor de transformação, das boas transformações do município de Sobral pelo serviço que presta e tem muito potencial para fazer com muito mais efetividade e com mais vigor daqui pra frente. Sou professora da UVA, sou servidora pública e me sinto mito honrada com essa homenagem, expresso minha gratidão e meu compromisso naquilo que eu puder e tiver ao meu alcance, eu ser uma a mais para contribuir para a universidade”, destacou a vice-governadora Izolda Cela sobre a homenagem.

O reitor Fabianno Cavalcante Carvalho, um dos homenageados pela Assembleia Legislativa, avaliou que “o dado reforça o papel e a importância da universidade na formação de professores para a educação básica, líderes e governantes de todas as regiões”.

Ações do Governo do Ceará na Universidade Vale do Acaraú

O Governo do Ceará, desde 2015, nomeou 23 professores na instituição. Também investiu recentemente R$ 2.623.622,20, com recursos do Tesouro do Estado, para a construção do Restaurante Universitário. Também encontra-se em fase de obras a reforma da residência universitária.

Atualmente, a UVA conta com 26 cursos de graduação, 339 professores efetivos e 49 substitutos. Do total de efetivos, 64 são graduados especialistas, 134 são mestres e 141 são doutores. Os cursos de graduação contam com 10.350 estudantes matriculados. Já a área de pós-graduação e pesquisa da universidade dispõe de três doutorados, dois mestrados acadêmicos, dois mestrados profissionais e 128 alunos matriculados.