ZPE Ceará é premiada pelo Financial Times em Tenerife, na Espanha

4 de novembro de 2017 # # # # # # #

Hervelt César - Ascom / ZPE

A ZPE Ceará acaba de ser homenageada, no auditório Adán Martín, em Tenerife, na Espanha, pela publicação FDI, do jornal inglês Financial Times, em duas categorias: alto reconhecimento- Melhor Zona Franca das Américas e Melhor Zona Franca em Atualização da Infraestrutura. O presidente da ZPE Ceará, Mário Lima Júnior, recebeu a premiação das mãos da diretora regional do jornal Financial Times, Charlotte Lloyd. O Governo Federal acompanhou a solenidade de premiação da ZPE Ceará, em Tenerife, por meio da Secretária Executiva do Conselho Nacional de Zonas de Processamento de Exportação, Thaise Dutra, do MDIC.

Segundo Mário Lima, a premiação do Financial Times é o reconhecimento do esforço realizado pelo Governo do Ceará, juntamente com a equipe da estatal, no sentido de dotar a ZPE Ceará de uma infraestrutura completa para recepcionar investimentos de todos os portes. O assessor especial para Assuntos Internacionais, Antonio Balhmann, reforça que o governador Camilo Santana tem dado total apoio à ZPE Ceará e realizado todos os investimentos em infraestrutura necessários ao projeto, para trazer mais desenvolvimento para o Ceará.

“Com a expansão da ZPE Ceará, ou seja, com a incorporação dos 2 mil novos hectares, a ZPE passou a contar com uma área disponível para uma zona livre pelos próximos 50 anos”, explica. Balhmann ressalta que a ZPE Ceará está agora investindo na atração de investimentos em diversas áreas, dentre elas pedras ornamentais, visando o mercado americano e componentes para a indústria de petróleo, visando a América Latina, por meio de empresas chinesas.

Conforme Balhmann, o projeto de instalação da refinaria chinesa na ZPE Ceará está bem encaminhado. Ele revela que nos próximo dias, deverá voltar à China com o Governador para apresentar o projeto da refinaria ao banco chinês, que pretende financiá-lo. “Em 2016, a ZPE Ceará também foi premiada em quatro categorias pelo FDI, somando, portanto, seis prêmios internacionais em dois anos.Tudo isso torna a ZPE Ceará ainda mais atrativa para os investidores internacionais”, conclui.

Expansão

A ZPE Ceará foi inaugurada no dia 30 de agosto de 2013, sendo a primeira do País a entrar em operação e integra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no município de São Gonçalo do Amarante, a cerca de 60 km de Fortaleza. Recentemente, a ZPE Ceará incorporou uma área de 1.911,04 hectares antes destinada para a implantação da Refinaria Premium II da Petrobrás, o que permitiu a expansão de sua poligonal de 4.271,4 hectares para 6.182,44 hectares.

A nova área da ZPE Ceará está dividida por setores, sendo o Setor II Norte destinado para a captação de um projeto de refinaria compacta e moderna, que está em estágio avançado de negociação com a China, e o Setor II Sul para indústrias dos setores têxtil, petroquímico, metalmecânico, agroindústria, granito e alimentos, dentre outros.