Ipece disponibiliza dois novos trabalhos na Internet

8 de agosto de 2013 - 20:08

     “Indicadores Sociais do Ceará/2011” e “Indicadores Econômicos do Ceará/2011” são os dois novos trabalhos do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, que acabam de ser disponibilizados na página do Instituto. Ambas publicações têm como base principal dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para ter acesso aos estudos, basta digitar http://www.ipece.ce.gov.br/publicacoes/.

 

           A partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE, o trabalho “Indicadores Sociais do Ceará/2011” apresenta e analisa os principais indicadores sociais do Ceará, evidenciando as transformações socioeconômicas verificadas nos últimos anos no Estado, comparando com o restante da região Nordeste e do Brasil. Já o “Indicadores Econômicos do Ceará/2011” aborda o desempenho da economia cearense entre anos de 2007 a 2011, permitindo uma avaliação de curto e médio prazo para economia estadual a partir da análise de indicadores selecionados.

 

    O professor Flávio Ataliba, diretor Geral do Ipece, afirma que o trabalho “Indicadores Sociais do Ceará/2011” contribui para a adequada análise das condições sociais em que se encontra a população cearense, mediante uma leitura atraente, pois foram inseridas novidades gráficas, e de fácil interpretação. Sobre a publicação “Indicadores Econômicos do Ceará/2011”, ele observa que o trabalho traz uma avaliação de indicadores selecionados para os grandes setores econômicos – agricultura, indústria e serviços -, além de análises sobre as contas regionais, o mercado de trabalho, o comércio e as finanças públicas.

 

08.08.2013

Assessoria de Imprensa do Ipece
Pádua Martins